DEFESA CIVIL
Operação Estiagem tem plano de ação apresentado
10/07/2019 | 14h53
Operação Estiagem tem plano de ação apresentado

O prefeito Mario Botion e o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Francisco Alves, o “Cabo Chiquinho”, apresentaram na manhã de hoje (10), o Plano de Ação para a Operação Estiagem este ano. A operação é resultado da parceria entre a prefeitura, o Corpo de Bombeiros, o setor empresarial e representantes da sociedade civil. O objetivo é alinhar ações que visam diminuir a ocorrência de queimadas no período de baixa incidência de chuvas.   As ações visam a colaboração mútua entre as partes envolvidas que se comprometeram a auxiliar nas ações da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros na prevenção e no combate as queimadas e aos focos de incêndio.

Na ocasião, o chefe do Executivo, destacou que a operação já está em andamento e as partes estabeleceram um plano de ações integradas. “Os danos de uma queimada podem ser irreparáveis e por isso é necessário atenção permanente e conjunta”, destacou Botion.

Cabo Chiquinho salientou que o mapeamento e a posterior regionalização vai agilizar o atendimento as ocorrências. “Esta reunião, proposta pelo prefeito, permite uma aproximação ainda maior entre todos os envolvidos. Com a Operação Estiagem cada parte disponibiliza seus recursos o que favorece o suporte as demandas", disse. Ele ainda reforçou a importância do Plano de Auxílio Mútuo (PAM), um grupo de empresas que se coloca à disposição do município para auxiliar nas demandas de ocorrência tanto no inverno quanto no verão, quando assim solicitado através de plano de chamada, sempre coordenado pelo comandante do Corpo de Bombeiros.

Marco Henrique, gerente administrativo e financeiro do Senai Limeira e do Senai Iracemápolis, instituições que integram o PAM, reforçou a disponibilização da brigada de incêndio da instituição a serviço da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros no atendimento as diligências.

Estiveram presentes na reunião o vice-prefeito Júlio Pereira dos Santos, o secretário de Administração Luiz Battistella, a presidente do Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom) Maria Aucélia Damaceno, o coordenador da Defesa Civil de Limeira Joaquim Correia, o coordenador da Defesa Civil de Iracemápolis José Eduardo Almeida, o comandante do Corpo de Bombeiros tenente Erick, o auxiliar de comando da corporação sargento Odilei, representantes das empresas parceiras e membros da sociedade civil.