GCM
Cerca de 120 alunos acompanham palestra sobre posse responsável de animais
04/07/2019 | 13h20
Cerca de 120 alunos acompanham palestra sobre posse responsável de animais

A Ceief Profª Jamile Caram de Souza Dias, localizada no Jardim Santa Adélia, recebeu na manhã de hoje (3), a palestra de encerramento do "Canil na Escola" da Guarda Civil Municipal (GCM). O projeto é coordenado pelos agentes Haick e Silveira.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Francisco Alves, o “Cabo Chiquinho”, participou do evento. Na ocasião, ele ressaltou a importância da parceria estabelecida entre as secretarias de Segurança Pública, Defesa Civil e Educação para que este projeto se tornasse possível. “Levar esta iniciativa para as unidades escolares permite uma aproximação entre os agentes de segurança e os alunos da rede municipal na abordagem de uma questão séria: o abandono de animais” citou.

Júlio Cesar de Barros, secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil de Artur Nogueira, esteve presente para conhecer o projeto e ressaltou que a visita objetiva importar a ideia do canil para a sua cidade.

A atividade foi destinada aos estudantes do ensino fundamental da unidade. Cerca de 120 alunos do 3º ao 5º anos estiveram presentes. De acordo com o GCM Haick o objetivo do "Canil na Escola" é promover a posse responsável, conscientizando os estudantes quanto aos cuidados que um animal de estimação demanda de seus tutores.

A vice-diretora da Ceief, Monica Motta Camargo, salienta que a palestra com os alunos complementa um trabalho que já é desenvolvido nas salas de aulas pelos coordenadores, o que possibilita a transformação dos alunos em multiplicadores do conhecimento. "Isso os leva a aprenderem mais sobre o ambiente onde convivem.  Abordar estas questões com as crianças permite a formação de cidadãos mais conscientes do seu papel social”, enfatizou.

Durante a iniciativa, os GCMs apresentaram um vídeo que reforça o vínculo estabelecido com os cães ao longo de suas vidas.

Houve também a demonstração do trabalho dos animais junto à GCM. A ação foi realizada pelo cão farejador Zeus e a cadela Safira. Na oportunidade, as crianças puderam fazer perguntas sobre a ação da GCM, do treinamento dos cães e do trabalho de patrulhamento realizado. A estudante Karoline Fernandes, 9, se surpreendeu ao descobrir que um cão farejador equivale de cinco a oito agentes. "Gostei bastante", disse ela.

O canil da GCM foi criado a partir da Lei Municipal 6.107/2018 sancionada pelo prefeito Mario Botion no final do ano passado e tem como objetivo reforçar o trabalho de segurança pública da Guarda Civil Municipal.