FORMAÇÃO
Prefeitura promove segundo Encontro Municipal de Educação Continuada
24/06/2019 | 17h45
Prefeitura promove segundo Encontro Municipal de Educação Continuada

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Educação, promove, de 10 a 12 de julho, o segundo Encontro Municipal de Educação Continuada (Emec). O evento acontecerá, simultaneamente, no Teatro Vitória, na Secretaria de Educação e na Faculdade Anhanguera, para professores, coordenadores, diretores e vice-diretores da rede municipal de ensino. Esta é a segunda edição do encontro que, neste ano, tem como tema “A equidade e a qualidade da educação pública: desafios e perspectivas”. Mais de 1.800 educadores devem participar do encontro.

Neste ano, o evento foi ampliado para mais um dia de formação. Segundo a diretora pedagógica da pasta, Adriana Dibbern Capicotto, o Emec é um encontro que possibilita aos profissionais da educação o acesso à formação continuada, para que eles possam atualizar seu fazer pedagógico através das pesquisas mais recentes em educação, fornecidas pelas universidades. “A iniciativa surgiu em 2018 visando o desenvolvimento profissional e a valorização dos docentes, bem como a troca de experiências por meio da vinculação dos conhecimentos teóricos e práticos”, explica.

Conforme Adriana, a temática deste ano envolve, ainda, todo o cotidiano escolar observado em 2018, desde os desafios até as práticas exitosas da rede municipal, como forma de dar visibilidade e valorizar o trabalho dos professores. A partir desse encontro, segundo a diretora, a pasta busca criar um banco de boas práticas na rede municipal para que seja referência a todos os educadores. “Nós queremos dar voz a esses professores que tem feito um trabalho exemplar em sala de aula”, comenta.

Além da ampliação para mais um dia de palestras, o Emec fechou parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) permitindo que gestores educacionais de outros municípios, como diretores e secretários participem de uma mesa redonda no dia 11, às 8h30, com a presença do secretário de Educação de Limeira, André De Francesco, do presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, e a secretária de Educação de Casa Branca (SP), Ivanilde Moreira.

Segundo a diretora pedagógica, os palestrantes convidados para as formações do encontro são parceiros dos grupos de estudos da Secretaria de Educação. Adriana ressalta que são profissionais que fazem pesquisas na área, como a inclusão escolar, o trabalho dentro da sala de aula e a gestão escolar, entre outros temas. A programação completa do Emec pode ser conferida no link www.limeira.sp.gov.br/emec

“A iniciativa do Emec faz parte do programa de metas do governo Mario Botion, que tem como premissa ampliar as ações de formação na rede buscando o aperfeiçoamento contínuo dos profissionais, valorizando, desta forma, o profissional que tanto se dedica e que é tão necessário”, desta André De Francesco.