CONSELHO
Seminário debate impactos da violência contra idosos
14/06/2019 | 16h31
Seminário debate impactos da violência contra idosos

Limeira tem 16% da população com 60 anos ou mais. Portanto, a luta pelos direitos dessa parcela da população se faz cada vez mais presente. Hoje (14), aconteceu o 2º Seminário de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, com o intuito de sensibilizar a sociedade para o combate às diversas formas de violência cometidas aos idosos. A iniciativa marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrada em 15 de junho, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O evento foi realizado no Senac e contou com a presença da presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, que também palestrou na ocasião, e da presidente do Conselho dos Direitos do Idoso (CMDI), Fátima Aparecida da Silva Santos. Além de Aucélia, palestraram a mestre em Gerontologia, Débora Lee Vianna Paulo e a procuradora jurídica do Ceprosom, Flaviana Moreira Moretti. Idosos de grupos da terceira idade e instituições de longa permanência, além de conselheiros e servidores acompanharam o seminário.

Na abertura, a presidente do Ceprosom destacou o trabalho do conselho e a proximidade com o poder público. “O conselho tem todo apoio do prefeito Mario Botion, da Prefeitura e do Ceprosom em todas as suas ações”, afirmou Aucélia. Ela também enalteceu o seminário e a discussão. “É um momento de estudos para contribuirmos em uma temática muito pertinente. Precisamos estar muito atentos aos direitos dos idosos e às diversas violências contra essas pessoas.”

A presidente do CMDI observou que o objetivo do encontro é sensibilizar a sociedade para o combate à violência contra os idosos e, ainda, promover o envelhecimento ativo e saudável. Fátima também enalteceu o trabalho dos conselheiros que, ao seu lado, formam o CMDI. “O conselho se reúne toda primeira quarta-feira do mês, na Casa dos Conselhos. As reuniões são abertas e toda população é convidada a comparecer, levar reivindicações e ampliar as discussões sobre o tema”, falou. A Casa dos Conselhos fica na Rua 13 de maio, 101, Centro.

As palestras ministradas durante o seminário tiveram como temas os serviços prestados aos idosos no município; o impacto da violação/violência no processo de envelhecimento; e os direitos dos idosos à luz das decisões dos Tribunais Superiores. Ao fim do evento, os presentes puderam fazer perguntas e debater o tema.