EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Prefeito visita estandes da Semana do Meio Ambiente no Parque Cidade
05/06/2019 | 18h23
Prefeito visita estandes da Semana do Meio Ambiente no Parque Cidade

O prefeito Mario Botion visitou ontem (4) os estandes da Semana do Meio Ambiente, no Parque Cidade de Limeira. A iniciativa marca o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado hoje (5), e segue com atividades até amanhã, das 17h às 20h. No sábado, ocorre evento de adoção de animais no Canil Municipal.

Para o prefeito, atividades como esta são de extrema importância. “Elas reforçam o quanto é fundamental a preservação ambiental, e colocar ações em prática, como a Semana do Meio Ambiente, são necessárias, pois despertam a conscientização de todos – crianças e adultos”, disse. Ele ainda lembra que iniciativas de apoio e estímulo ao meio ambiente fazem parte do seu plano de governo. “E são priorizadas pela nossa equipe”, citou Botion.

A estudante universitária Carolina Bernardino Herrero, 25, participou da aula de yoga e aproveitou para conhecer os estandes. Ela falou que aprova a iniciativa e salientou que a difusão de conhecimento sobre questões ambientais se faz cada vez mais necessária. “A população deve, além de se conscientizar sobre os seus próprios atos, também ter condições de cobrar mudanças em entidades maiores, como governos e empresas”, disse.

Maria de Fátima Francisco Félix , 62, levou os três netos para participar da gincana “Super-Heróis do Meio Ambiente”. Eles são alunos da Emeief Limeira, que fica no Parque Cidade, e após as aulas sempre gostam de realizar atividades ao ar livre. “Achei a gincana interessante porque é um incentivo a mais para eles aprenderem, já que é de uma forma diferente”, falou. Amanhã haverá uma segunda etapa da gincana “Super-Heróis do Meio Ambiente”.

ARBORIZAÇÃO

Na manhã de hoje (5) o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Paulo Trigo, ministrou a oficina de arborização e plantio para 28 pessoas, na Sede dos Conselhos da Educação. Os participantes receberam certificado. Além disso, a pasta disponibilizou para doação 300 mudas de espécies nativas. No primeiro dia, houve 23 doações. Maria José Bellotti, 61, contou que  foi convidada para visitar os estandes por uma amiga, e aproveitou para levar duas mudas de romãzeira. “Vou plantar uma em um vaso na minha casa e a outra vou dar de presente para a minha filha”, disse.

Trigo ressalta que o planejamento da arborização urbana de Limeira segue orientações técnicas e acadêmicas de autoridades da área. “O envolvimento de profissionais como o professor Demóstenes Ferreira  (Esalq/USP), Harri Lorenzi (Jardim Botânico Plantarum), Luis Bacher (Fazenda Dierberger) e Marcos Bernardi (Bioverde), dentre outros, nos dá a tranquilidade de que nossas ações estão pautadas tanto em conhecimentos técnico-acadêmicos, bem como práticos”, falou.

Confira a programação das próximas atividades

Estandes de informações ambientais:

Data: 4 a 6 de junho (terça a quinta-feira)

- Resíduos sólidos (Ecopontos, Só cacareco, Reciclar Solidário e Composteiras);

- Guarda Responsável e Enriquecimento Ambiental para cães e gatos.

- Espaço Zoo;

- Amostra de água de torneira, água bruta de Nascentes e de captação dos rios Pinhal, Jaguari e Ribeirão Tatu;

- Maquete demonstrativa de infiltração do solo;

- Maquete de contenção de alagamento;

- Kit escolar para análise de parâmetros da água;

- Exposição de estudo realizado para revitalização de nascentes.

- Bacias Hidrográficas: Apresentação, através de mapa, dos mananciais que abastecem Limeira.

- Portas Abertas 360°: Uma ferramenta de interação com a comunidade que une conhecimento, tecnologia e inovação. Por meio de óculos de realidade virtual, o público pode conhecer o sistema de abastecimento de água em todas as fases, desde a captação até a água tratada, e o monitoramento da qualidade da água distribuída.

- Semeando como pássaros

- Doação de Mudas

- Oficina de Compostagem

- Pratos com aproveitamento integral de alimentos