HOSPITAL ENSINO
Secretários municipais acompanham 1º simpósio de saúde da Santa Casa
31/05/2019 | 16h58
Secretários municipais acompanham 1º simpósio de saúde da Santa Casa

O secretário de Saúde, Vitor Santos, e o secretário-chefe de Gabinete, Edison Moreno Gil, participaram do 1º Simpósio do Hospital Ensino da Santa Casa de Limeira com o tema “Estratégia na qualidade e segurança do paciente”. Santos representou o prefeito Mario Botion na mesa de abertura do evento, realizado no anfiteatro da Universidade Paulista (Unip). O objetivo do evento é promover ações efetivas na qualidade da assistência. Estudantes, profissionais da saúde, coordenadores de residências médicas, médicos residentes e internos do Hospital Ensino marcaram presença.

O provedor da Santa Casa, José Roberto Piccinin, compôs a mesa, ao lado do secretário Vitor Santos; da coordenadora de ensino do hospital e presidente do simpósio, Mayara Singh Diório; do diretor técnico da Santa Casa, dr. Luis Francisco de Oliveira; da diretora clínica do hospital, dra. Soraia Drago Menconi; do vice-presidente da Associação Paulista de Medicina, dr. Jorge Curi, que representou o presidente da associação, dr. José Luiz Gomes do Amaral; da representante do Departamento Regional de Saúde (DRS X), Regiane Portes Mendes; e do presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp), Edson Rogatti.

O secretário de Saúde falou do reconhecimento pela qualidade do trabalho desenvolvido pelo hospital. “A Santa Casa de Limeira presta uma assistência diferenciada e qualificada para a população da região ao longo de muitos anos”, afirmou Santos. Ele enalteceu o tema do simpósio. “Essa discussão mostra a relevância do conhecimento e do aprendizado contínuo. Esse é um grande caminho para a educação continuada e para permanência da transferência dos conteúdos e do capital intelectual que a Santa Casa realiza”, completou.

Didi Piccinin, como é conhecido o provedor da Santa Casa, agradeceu aos limeirenses, ao prefeito Mario Botion e à Secretaria de Saúde pela parceria para prestação de serviço de qualidade e referência para a região. Ele destacou que o corpo clínico do hospital é formado por muitos professores e que, com a realização do simpósio, o Hospital Ensino da Santa Casa entra em uma nova fase. “A partir de hoje, a Santa Casa passa a levar toda a experiência de atendimento à população. O Hospital Ensino é um grande polo de aprendizagem e onde se pratica muito”, observou.

Mayara Diório explicou que o simpósio surgiu da necessidade de se discutir a segurança dos pacientes. “Ao longo do dia, tivemos mesas para debater desde a formação do profissional da área da saúde, preocupado com a segurança do paciente, passando pela gestão e como torná-la sustentável, até a assistência. A segurança do paciente é uma política pública de saúde, preconizada pelo Ministério da Saúde”, salientou. Entre os palestrantes, o simpósio contou com a participação do presidente do Conselho Deliberativo do Hospital Israelita Albert Einstein, o médico Claudio Lottemberg.

Durante a abertura do simpósio, o médico Vicente Pironti, provedor da Santa Casa entre os anos de 1993 e 1998, foi homenageado pelo relevante trabalho voltado à saúde em Limeira.