18º Festival Canta Limeira abre inscrições
20/05/2019 | 15h55
18º Festival Canta Limeira abre inscrições

Estão abertas, até 14 de junho, as inscrições para o 18º Canta Limeira - Festival Nacional de MPB, realizado pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura, com apoio do Centro de Professorado Paulista (CPP) – Regional de Limeira. O festival acontece nos dias 19, 20 e 21 de julho, na Vila Piza, Cecap e Teatro Vitória, respectivamente. O Canta Limeira é um festival destinado a abrir espaço aos compositores e intérpretes da música popular brasileira de todos os gêneros, com tema livre, aberto para todo o Brasil.

As inscrições acontecem mediante encaminhamento dos documentos necessários pelo e-mail festivalcantalimeira@gmail.com ou no Palacete Levy (Largo da Boa Morte, 11, Centro. CEP 13.480-188 – Limeira – SP). Para habilitar a inscrição é necessário apresentar: ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada pelo responsável; gravação da(s) música(s) em CD, em formato mp3, com identificação obrigatória dos autores e intérpretes; cinco cópias digitadas de cada letra, com identificação obrigatória dos autores e intérpretes; autorização do uso de imagem; e declaração para o Ecad de música autoral. As músicas inscritas devem ser inéditas (que não tenham sido gravadas em disco comercial) e originais (não contendo plágios e que não tenham sido apresentadas em outros festivais em Limeira).

Cada compositor pode inscrever até três músicas, sendo que apenas uma poderá ser classificada. Serão entendidas como “Música de Limeira”, composições de autoria de nascidos ou residentes em Limeira. Serão aceitas apenas músicas em português. "Desde 2017, demos uma nova roupagem ao já tão festival Canta Limeira, levando-o aos bairros, o que o deixou ainda mais próximo da nossa população, atendendo à medida de descentralização cultural que consta em nosso Plano de Governo", destacou o prefeito Mario Botion.

O Festival será dividido em quatro etapas: a) A Comissão Organizadora indicará até 34 músicas entre as inscritas, sendo 10 de todo o Brasil e até 24 de Limeira. As músicas selecionadas serão divulgadas até o dia 26 de junho de 2019; b) 19 de Julho: Apresentação de 12 músicas de Limeira na Quadra de Esportes localizada na Rua Estudante Mario Roland, s/n, Vila Piza, às 20h. Serão selecionadas quatro músicas para a Grande Final do dia 21, no Teatro Vitória. c) 20 de Julho, apresentação de 12 músicas de Limeira, na Rua João Jorge de Oliveira, 211, Parque Novo Mundo - em frente a Paróquia Menino Jesus, bairro Cecap, às 20h. Serão selecionadas mais quatro músicas para a Grande Final; d) 21 de Julho: Apresentação das 10 músicas selecionadas de todo o Brasil e das oito limeirenses classificadas, em apresentação ao vivo no Teatro Vitória, a partir das 19h, para escolha das músicas vencedoras.

"Mantemos a realização desse que já tornou-se um dos maiores festivais do Estado de São Paulo, graças à sua continuidade e, como bem disse o prefeito, agora indo aos bairros, ele está ainda mais perto do público que, quando o conhece, se apaixona e não deixa de prestigiá-lo", disse o secretário de Cultura, José Farid Zaine.

Após apresentação na grande final, haverá premiação de acordo com a classificação determinada pelo júri, da seguinte forma: 1º lugar nacional - R$ 3,5 mil; 2º lugar nacional - R$ 2,5 mil; 3º lugar nacional - R$ 2 mil; Consagração Popular (melhor torcida)  - R$ 1 mil; Música de Limeira 1º lugar - R$ 2,5 mil; Música de Limeira 2º lugar - R$ 2 mil; Música de Limeira 3º lugar - R$ 1,5 mil; Melhor Intérprete - R$ 800; Melhor Letra  - R$ 800; e Melhor Arranjo  - R$ 800.

Haverá ajuda de custo para músicas vindas de outros municípios, sendo: cidades até 100 km de Limeira, R$ 200; cidades até 200 km de Limeira R$ 300; e cidades que distam mais de 200 km de Limeira R$ 400. Haverá ainda ajuda de custo para músicas limeirenses, como incentivo às produções próprias da cidade de R$ 200 para cada música classificada. O 18º Canta Limeira pode ser conferido no sitewww.festivaisdobrasil.com.br. Dúvidas pelo telefone 3495-2765.