ARBORIZAÇÃO URBANA
Prefeitura oferece curso de poda e remoção de árvores
17/05/2019 | 18h16
Prefeitura oferece curso de poda e remoção de árvores

A Prefeitura de Limeira ofereceu ontem (16) o curso de poda e remoção de árvores a 30 pessoas. Os profissionais capacitados irão integrar o cadastro municipal de profissionais autorizados a realizar poda e remoção mediante autorização da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura. O curso foi ministrado pelo secretário Paulo Trigo e pelo diretor de Licenciamento, Fiscalização e Áreas Verdes, Rogério Mesquita.

As atividades ocorreram no prédio da Secretaria de Educação, no Parque Cidade. O prefeito Mario Botion esteve no local e cumprimentou os presentes. Para ele, a iniciativa é importante e promove oportunidade de geração de emprego e renda para os limeirenses. “Os profissionais recebem todas as orientações necessárias para desenvolver o trabalho dentro das regras da legislação vigente”, destacou.

SOLICITAÇÃO DE PODA E REMOÇÃO

Para solicitar a poda e remoção de árvores, o procedimento segue o mesmo.  O morador pode optar entre ser incluído na programação da Secretaria de Obras e Serviços Públicos ou contratar um dos profissionais cadastrados. Para solicitação de autorização de poda, o munícipe deve registrar o pedido pelo Canal 156, evidenciando, se for o caso, que o serviço será contratado por profissional cadastrado. Já para remoção, é necessário protocolar requerimento no Protocolo Geral da Prefeitura de Limeira, e apresentar a documentação exigida. A listagem destes profissionais pode ser consultada no site da Prefeitura (limeira.sp.gov.br), na aba “Cidadão”.

O secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Paulo Trigo, ressalta que a lei não prevê nenhum tipo de autorização prévia para poda. “Portanto, os profissionais só poderão atuar quando houver o licenciamento para a árvore em questão”, diz. Trigo afirma ainda que não haverá nenhuma mudança para quem optar pelo serviço prestado pela prefeitura de forma gratuita.