Prefeitura visita 189 mil imóveis em ações contra dengue
17/05/2019 | 16h10
Prefeitura visita 189 mil imóveis em ações contra dengue

O prefeito Mario Botion participou ontem (16) de mais uma reunião do Gabinete de Prevenção e Emergência no Combate ao Aedes aegypti. No encontro, foram divulgados os dados mais recentes da dengue no município: são 385 casos confirmados e 1.274 abertos. As ações de controle e prevenção do vetor seguem intensas, com 11 mutirões realizados neste ano e 189 mil imóveis visitados pelos agentes da prefeitura.

O prefeito avaliou favoravelmente o conjunto de atividades, reforçadas logo que os primeiros sinais de uma possível epidemia foram observados no Estado. “Essas iniciativas são permanentes, não vamos baixar a guarda”, frisou Botion. Outro aspecto apontado pelo prefeito foi a publicação, em fevereiro, do decreto que criou o Gabinete de Prevenção e Emergência no Combate ao Aedes aegypti e instituiu o estado de alerta para a dengue. “Houve uma intensificação dos trabalhos de prevenção”, disse.

Na reunião, também houve exposição da situação epidemiológica para dengue em todo o Brasil, com confirmação de 89 mil casos e 53 óbitos (até 16 de abril). No âmbito estadual, Bauru tem o maior volume de registros, com 16.800 casos e 17 óbitos, seguido por Campinas (11.300 casos e dois óbitos) e Araraquara (8.242 casos e cinco óbitos). Na região, os destaques são Americana (1.500 casos e cinco mortes suspeitas) e Piracicaba (603 casos).

Para o secretário de Saúde, Vitor Santos, o envolvimento de todas as secretarias, bem como o comprometimento do prefeito Mario Botion com o controle da dengue foram essenciais para frear a propagação da doença no município. “A decisão, logo no início do ano, de ampliar as ações e de envolver toda a sociedade nesse trabalho, foi muito positiva”, salientou.

Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari, a situação de epidemia no Estado já era esperada, considerando-se a entrada em circulação da dengue do tipo 2. Contudo, ele observou que apesar da incidência da doença ter atingido o patamar de epidemia em Limeira, com mais de 100 ocorrências por 100 mil habitantes, não houve registro de casos graves ou de óbitos. Ele informou, ainda, que mais dois mutirões contra o mosquito já estão agendados, para este sábado (18) e o próximo (25).

A reunião contou com a participação de representantes de diversas secretarias municipais, além de médicos da rede pública e privada de Limeira.