GRATUITO
Museu realiza programação especial para 17ª Semana Nacional de Museus
13/05/2019 | 17h08
Museu realiza programação especial para 17ª Semana Nacional de Museus

O Museu Histórico e Pedagógico “Major José Levy Sobrinho”, integrando a 17ª Semana Nacional de Museus, que neste ano aborda o tema “Museus Como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições”, promove, a partir desta terça-feira (14), exposição, oficinas e contação de histórias. A programação é realizada pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura.

De 14 de maio a 30 de junho, acontece a exposição “Para Sempre...Entre Nós”, no Espaço Expositivo no interior da Gruta da Paz, com visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 14h. A exposição é uma homenagem às figuras únicas e tradicionais que residem na memória de muitos limeirenses. “Do tempo da infância de muitos, ao convívio de tantos, essas figuras, que lembramos com carinho, merecem um lugar especial em nossas mentes, em nossos corações”, destaca a sinopse da exposição.

Na terça-feira, às 13h30, acontece a oficina “Bonecas de Barro Karajá: tradição indígena” para alunos de Ensino Fundamental. As atividades têm entrada gratuita e mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3441-4805.

Confira a programação completa:

Exposição: Para Sempre...Entre Nós

De 14 de maio a 30 de junho. Terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 14h - Espaço Expositivo no interior da Gruta da Paz.

O Museu Histórico e Pedagógico “Major José Levy Sobrinho” convida todos para a exposição “Para sempre... entre nós”, uma homenagem às figuras únicas e tradicionais que residem na memória de muitos limeirenses. “Do tempo da infância de muitos, ao convívio de tantos, essas figuras, que lembramos com carinho, merecem um lugar especial em nossas mentes, em nossos corações”.

Classificação: Livre.

Oficina: Bonecas de Barro Karajá: tradição indígena

Terça-feira, 14, às 13h30 - Espaço Expositivo do Museu Histórico e Pedagógico “Major José Levy Sobrinho”.

Os participantes conhecerão a cultura indígena Karajá através da confecção de bonecas de barro. Trata-se de uma proposta pedagógica que incentiva, a partir de uma peça do acervo do Museu Histórico e Pedagógico “Major José Levy Sobrinho”, o conhecimento e o interesse das crianças por elementos tradicionais da cultura indígena que herdamos.

Entrada: Gratuita.

Classificação: Alunos do Ensino Fundamental.

17ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS

Oficina: O pote da tradição: memória e tradições familiares

Quarta-feira, 15, das 9h às 11h - Asilo João Kuhl Filho.

Atividade voltada a terceira idade, com o objetivo de relacionar as memórias com as tradições familiares.

Classificação: Terceira Idade.

Ação Educativa: Contação de histórias

Sexta-feira, 17, às 9h e às 13h30 - Museu Histórico e Pedagógico “Major José Levy Sobrinho” e Gruta da Paz.

Nessa atividade, o grupo “Recanto das Histórias” estará presente para integrar a programação da 17ª Semana de Museus, com histórias sobre as personalidades homenageadas na exposição “Para Sempre... Entre nós”.

O Recanto das Histórias é um grupo de contadoras de histórias da Secretaria da Educação, formado por Mara, Tânia, Amanda, Fabiana e Ana Paula, que há anos incentiva a leitura, por meio das narrativas orais, reunindo histórias, música, cenografia, adereços e muito talento para encantar crianças e adultos por toda a cidade. Gisele Godoy, professora e contadora de histórias também estará presente, enriquecendo ainda mais esse espaço de memórias.

Entrada: Gratuita.

Classificação: Alunos do Ensino Fundamental.

Ponto de Encontro: Memórias e Prosa

Sábado, 18, às 10h – Gruta da Paz.

Encontro de gerações para conversa sobre esses tipos singulares e presentes na memória da comunidade que marcaram seu tempo na história de Limeira.

Classificação: Livre.