COMITÊ ALEITAMENTO
Evento no Pátio Limeira Shopping pretende incentivar a doação de leite materno
13/05/2019 | 15h12
Evento no Pátio Limeira Shopping pretende incentivar a doação de leite materno

O Comitê Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável, com apoio do Pátio Limeira Shopping, farão uma ação para marcar o Dia Nacional de Doação de Leite Humano, que é comemorado em 19 de maio (domingo). A data foi instituída pela Lei Federal 13.227 de 2015, como forma de estimular a doação de leite materno e divulgar a existência dos bancos de leite humano. O evento ocorrerá no Pátio Limeira Shopping, das 15h às 20h, e contará com uma roda de conversa sobre o tema “A importância da Doação de Leite Materno”, às 16h. Durante o evento, haverá distribuição de material informativo e orientação às mães sobre a importância da amamentação.

Em Limeira, o Banco de Leite Humano (BLH) funciona na Santa Casa, na Av. Antonio Ometto, 675 - Vila Cláudia, das 8h às 17h. Segundo a coordenadora do serviço e integrante do Comitê, Adriana Bayeux da Silva, o Banco de Leite é responsável por coletar, processar, controlar a qualidade e fazer a distribuição do leite. Atualmente, o BLH arrecadada em média 30 litros de leite por mês, quantidade insuficiente para atender à demanda, que gira em torno de 100 litros ao mês. Informações sobre os procedimentos para coleta de leite materno podem ser obtidas pelo telefone 3446-6100 ou via WhatsApp 9 9778-4241.

Segundo a neonatologista da Santa Casa e presidente do Comitê, Soraia Drago Menconi, a doação de leite materno é de vital importância às crianças prematuras, de baixo peso, que estão internadas em hospitais e não podem ser alimentadas diretamente no seio da mãe. Ela esclareceu que toda mulher que estiver amamentando é uma possível doadora. Basta ser saudável e não fazer uso de medicamentos que interfiram na amamentação.

O leite humano, conforme a médica, traz vários benefícios à mãe e ao bebê. Para a mãe, diminui o risco de anemia pós-parto e de câncer de mama e de ovários. Para o bebê, protege contra infecções, auxilia no bom desenvolvimento, na dentição e na fala. Para ambos, a amamentação aumenta o vínculo e os laços afetivos. “É importante que a mãe inicie a amamentação na primeira meia hora após o parto e a partir daí ofereça o leite sob livre demanda, ou seja, amamente sempre que o bebê quiser e por quanto tempo ele desejar. O leite materno é extremamente nutritivo, está sempre pronto e na temperatura correta”, afirmou.

Sobre o Comitê

O Comitê Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável é vinculado à Secretaria de Saúde e foi criado a partir de um projeto de lei de autoria da vereadora Erika Tank. O objetivo é aumentar a taxa de aleitamento materno, e consequentemente, diminuir o índice de mortalidade e morbidade materno-infantil, bem como incentivar a ampliação da captação leite materno. Mais informações pelo e-mail: comite.aleitamento@limeira.sp.gov.br