ALTERNATIVA CULTURAL
Com grande sucesso, artistas argentinos ministram workshop gratuito em Limeira
10/05/2019 | 17h36
Com grande sucesso, artistas argentinos ministram workshop gratuito em Limeira

A Escola  Municipal de Cultura e Artes “Maestro Mário Tintori” (Emcea) é palco do workshop de  Atuação e Cantos Tradicionais da América Latina que teve início nestasexta-feira (10) e segue até amanhã (11). A atividade, ministrada por Ana Lídia Miranda, Alejandro Tomás Rodriguez e Catalina del Barrio, é realizada pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura. Cerca de 20 pessoas participam da ação, entre artistas com experiência e outros que estão iniciando carreira.

A oficina tem como objetivo promover um encontro de estudos práticos baseados nos ensinamentos de Jerzy Grotowski. A iniciativa tem como foco o trabalho de criação e o desenvolvimento de cenas, além de cantos tradicionais da América Latina. Os participantes têm a oportunidade de aproximar-se de um trabalho de atuação integral, fundamentado na exploração dos potenciais criativos individuais. A voz viva e as ações físicas são tidas como pontos de partida desta exploração.

Rodriguez, um dos ministrantes da oficina, ator e diretor teatral argentino com formação em Teoria da Arte, reforçou a importância da cidade acolher projetos culturais e incentivá-los. “Estamos muito agradecidos pelo convite, porque sabemos o esforço que a instituição fez para nos receber. Somos artistas, atores, performers, músicos, e o nosso trabalho é fazer algo real, que tenha um impacto em nós e nas pessoas que estão conosco”, disse.

Catalina, também argentina, atua no grupo argentino Caça Talcahuano, em Buenos Aires, Ela desenvolveu, junto a Rodriguez, o workshop. De acordo com a artista, a proposta não é somente cantar, o trabalho inclui consciência espacial, ritmo, técnica de dança e vocal, treinamento físico para todas as idades e níveis distintos de experiência.

A produtora e atriz Ana Lídia foi o elo entre os artistas e o Brasil e, junto a eles, planeja há oito meses a realização da atividade no país e em Limeira. “Conheci o trabalho em 2016, em Campinas, com Alejandro e, deste então, sempre que posso o acompanho. Fui para a Argentina também fazer workshop antes de trazê-los para cá e, dentro do teatro, esse projeto é o que considero mais interessante, porque trabalha questões mais profundas e de organização, para que consigamos oferecer 100% com corpo, voz, intenção, pensamento e focar tudo isso", contou. “Quero agradecer a Prefeitura pelo apoio”, complementou.

O secretário de Cultura, José Farid Zaine, também comentou sobre a importância de Limeira receber atividades culturais e ofertá-las, gratuitamente, à população. “Além da acessibilidade a um projeto enriquecedor como este, a oficina reúne elementos importantes para a formação artística dos participantes; sem contar ainda o intercâmbio criado entre artistas experientes e outros que estão iniciando carreira. Com certeza, o workshop é uma grande conquista para a cultura da cidade. Ficamos muito gratos com a vinda deles ao município e também ao apoio do prefeito Mario Botion para que essa ação fosse possível”, disse.