SUCESSO
Via-Sacra: inédito formato musical encanta o público; mais de 5 mil pessoas prestigiam apresentações
22/04/2019 | 12h26

“A Maior História de Todos os Tempos Cantada Pelo Povo de Limeira”, Via-Sacra, o Musical, recebeu mais de 5 mil pessoas em três dias de apresentações. A iniciativa foi da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura. Realizada em dois espaços, o espetáculo chegou ao Parque Nossa Senhora das Dores, como medida de descentralização cultural, e à Gruta da Paz, na Praça Toledo Barros.

"Conforme consta no meu Plano de Governo, uma das metas nessa área da cultura era a de levar, aos bairros, conforme nossa estrutura permite, atividades artísticas que pudessem envolver toda comunidade. Isso tem funcionado muito bem com os projetos encabeçados pela Secretaria de Cultura e a Via-Sacra é um excelente exemplo de sucesso nesse sentido, já tendo sido levada aos Frades, Cecap e, agora, ao Parque Nossa Senhora das Dores", afirmou o prefeito Mario Botion.

Com direção do idealizador do projeto e secretário de Cultura, José Farid Zaine, o musical reuniu mais de 50 atores em três meses de ensaios. "A Via-Sacra é um dos projetos que mais exigem dedicação da nossa equipe e, neste ano, com todo apoio do prefeito Mario Botion, tivemos a ousada ideia de transformarmos essa ação em um musical, ou seja, exigiu ainda mais de todos os envolvidos. Mas as apresentações superaram nossas expectativas e estamos empolgados para novidades já para o próximo ano", garantiu o secretário.

A inovação foi aprovada pela população. “Foi bem interessante, diferente do que já tinha visto. Bem organizado”, disse Henrique Souza da Silva. Maria Inês A. S. Pereira também aprovou a apresentação. “Fantástica. Teve um diferencial por ser musical.” Helena dos Santos também comentou sobre o espetáculo. “Muito bonito. A Via-Sacra tem que ser feita para o povo não esquecer essa história. Todo ano a gente vem.”, disse.

Rosângela de Carvalho acompanha a Via-Sacra em Limeira e, este ano, trouxe seu filho de cinco anos. “Vi há anos e achei diferente sendo um musical”. O pequeno Leonardo Cotrim também deixou registrado sua opinião. “O que eu mais gostei foi ver Jesus”, disse. Ana Paula Alves da Silva comentou que gostou da primeira versão musical, já que conseguiu entender as falas dos atores, mesmo que cantadas. E complementou: “Foi maravilhoso, perfeito. Eu amei”.