TEMPORAL
Prefeitura atua com urgência e soluciona danos causados pelas chuvas
04/03/2019 | 15h51
Prefeitura atua com urgência e soluciona danos causados pelas chuvas

Desde as primeira horas da manhã, equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos estão atendendo ocorrências provocadas pelas fortes chuvas que caíram em Limeira na tarde e noite de domingo (3). Providências foram adotadas em caráter de urgência, em diferentes frentes de trabalho. Agentes de trânsito e equipes da Defesa Civil atuaram desde o início das chuvas. O prefeito Mario Botion acompanhou as ocorrências e esteve presente nos locais afetados. “O trabalho foi emergencial e feito com a urgência que deve ser observada nesses casos”, declarou.

Na região do bairro Monte Carlo – paralelo à rodovia Limeira/Piracicaba - houve danos em uma galeria que atende aquele e outros condomínios das proximidades. O fato provocou erosão e acabou gerando o rompimento de uma adutora de água que serve bairros das proximidades e também, entre outros, Nossa Senhora da Dores e Parque Abílio Pedro.

Durante a madrugada, equipes da BRK – concessionária do serviço de abastecimento – trabalharam na recuperação da adutora. Houve uma interligação com outra estrutura desse tipo que ainda vai entrar em operação, para que o serviço de água fosse reestabelecido. Na manhã desta segunda-feira, os serviços foram concluídos e a expectativa é de que o fornecimento de água se normalize ao longo do dia. Equipes da Secretaria de Obras estiveram no local para serviços emergenciais complementares. O prefeito Mario Botion esteve no local.

Segundo o secretário de Obras e Serviços Públicos, Dagoberto Guidi, equipes que trabalharam no local fizeram a instalação de cordões de asfalto para desvio da água da chuva e também desabilitaram algumas bocas de lobo. Houve também, por parte da Secretaria de Mobilidade Urbana, sinalização preventiva de trânsito no local.

A Prefeitura agora fará uma reunião com representantes dos bairros de condomínios para verificar obras preventivas necessárias. O encontro deverá acontecer já na quarta-feira, segundo informou o secretário de Obras e Serviços Públicos, Dagoberto Guidi.

RODOVIA

Já na rodovia Limeira/Cordeirópolis, um deslizamento de terra – vindo de canaviais – provocados pelo excesso de umidade e pelas águas nas plantações acabou levando barro para a pista – no trecho próximo a Rodovia dos Bandeirantes. O fato ocorreu durante a noite e madrugada. Houve trabalho imediato da Secretaria de Mobilidade Urbana. O major Nilson Pascoalotto, chefe da Divisão de Fiscalização de Trânsito, esteve no local e acionou também uma equipe do Corpo de Bombeiros, que atuou nos primeiros trabalhos. Uma das pistas ficou interditada.

No início da manhã, uma equipe da Secretaria de Obras se deslocou ao local, com uma retroescavadeira e um caminhão para realizar o trabalho de desobstrução da lama. Agentes de trânsito também estiveram presentes. “Atuamos para verificar a origem do problema e na limpeza urgente da pista”, conta o diretor de Manutenção, da Secretaria de Obras, Tikara Okawada. Os serviços foram concluídos e a pista foi totalmente liberada por volta das 11h.

ÁRVORES

Guidi informou ainda que na região do Barroca Funda, funcionários das diretorias de Serviços e de Drenagem, de sua Secretaria, realizaram as limpezas necessárias no local após o temporal. Já equipes da Forty estão trabalhando desde ontem com a remoção de árvores derrubadas pelas chuvas, como nas proximidades do Cemiterio Saudades. Coleta de lixo e serviços de tapa-buraco estão trabalhando normalmente.