NOVAS INSTALAÇÕES
Prefeito participa da reinauguração da DDM
15/02/2019 | 14h11
Prefeito participa da reinauguração da DDM

As novas instalações da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) foram entregues, ontem (14), em uma cerimônia que contou com a presença do prefeito Mario Botion, da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Roberta Botion, da vereadora Erika Tank, do diretor do Deinter-9, Kleber Altale e do delegado seccional, Antonio Luis Tuckumantel, entre outras autoridades policiais e políticas. O novo prédio é uma parceria entre a Prefeitura de Limeira e a Polícia Civil. “Estamos satisfeitos em poder contribuir. O município acaba complementando o que o Estado, muitas vezes, não consegue fazer”, cita o chefe do Executivo. O aluguel será pago pela administração municipal.

Um decreto de 2015 deu o nome à unidade policial de “Elza Tank”, e com a reinauguração, a denominação passou a ser oficial. Elza Tank foi vereadora por seis mandatos, deputada estadual e secretária de Saúde. Emocionada, a vereadora Erika Tank representou a família na solenidade. “Agradeço em especial aos meus familiares e ao prefeito Mario Botion que não mediu esforços para mais essa conquista. Desde a nossa primeira conversa, ele disse que daria encaminhamento à questão e realmente deu”, comenta Erika - filha de Elza Tank.

Limeira é uma cidade pioneira no atendimento às mulheres vítimas de violências doméstica e sexual e oferece serviços como a  Rede Elza Tank de Atendimento Integrado à Mulher em Situação de Violência e o Botão do pânico. Também destacam-se a Patrulha Maria da Penha e o atendimento diferenciado pelos policiais militares (primeiro as vítimas são encaminhadas ao hospital e só depois é feito o registro policial). A novidade agora fica por conta da "Sala Lilás". “O governo estadual começou a implantar agora esse modelo, e Limeira é a primeira cidade do Estado a contar com uma”, explica o prefeito. No espaço, as mulheres terão um atendimento mais acolhedor.

A Delegacia de Defesa da Mulher atende de 30 a 40 pessoas por dia. “Nem tudo é registro policial. Há muitas consultas também”, revela a nova delegada da unidade, Andréa Arnosti. Já o delegado seccional destacou os serviços prestados na cidade em relação às mulheres vítimas de violência. “Limeira dispõe dos melhores recursos e, por isso, presta atendimento digno às mulheres. Limeira sempre à frente”, observa Tuckumantel.

A nova DDM fica na Rua Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, 389, Jardim Mercedes. E conta com salas amplas e atendimento psicológico e social a quem busca a unidade de defesa da mulher. Crianças, adolescentes e idosos também são atendidos na delegacia.

DIG/DISE

Embora já estejam funcionando no endereço, a DIG (Delegacia de Investigações Gerais) e a Dise (Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes) foram inauguradas oficialmente. O Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos) também. Limeira conta agora com duas equipes, as quais darão suporte às ações da Polícia Civil no combate à criminalidade. O grupo será coordenado pelo delegado Siddhartha Carneiro Leão. Essas unidades policiais estão instaladas na Rua Maranhão, 809.

Ainda acompanharam a cerimônia, o vice-prefeito Júlio Pereira dos Santos, o Dr. Júlio, os secretários municipais André Luis De Francesco (Educação), Dagoberto Guidi (Obras e Serviços Públicos), Francisco Alves da Silva (Segurança Pública), Luiz Alberto Battistella (Administração), a presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, o presidente do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança), Claudio Zalaf e o presidente da Câmara Municipal, Sidney Pascotto. Os vereadores Carolina Pontes, Claudemir Vieira, Estevão Nogueira, José Roberto Bernardo, Lu Bogo, Mayra Costa, Rafael Camargo, Wagner Barbosa e Wagner de Souza Rodrigues Costa também marcaram presença.