PREVENÇÃO
Prefeitura organiza mutirão contra dengue neste sábado
06/02/2019 | 17h00
Prefeitura organiza mutirão contra dengue neste sábado

A Prefeitura de Limeira fará um grande mutirão contra o Aedes aegypti neste sábado (9), nos bairros Vila Fascina, Vila Primavera, Vila São João, Vila Tank, Cidade Jardim, Vila Cristovam, Vila Santa Lina e Jd. Montezuma. Participam das atividades, as secretarias de Saúde, Obras e Serviços Públicos, Meio Ambiente e Agricultura, além da Guarda Civil Municipal, da Divisão de Fiscalização de Posturas e da operação “Só Cacareco”. Na praça Toledo Barros, onde haverá mais uma edição do “Prefeito no Bairro”, a Divisão de Controle de Zoonoses desenvolverá ações educativas e preventivas.

Segundo a chefe de Divisão de Zoonoses, Pedrina Aparecida Rodrigues Costa, o mutirão contará com o trabalho de 130 agentes de saúde e de controle de zoonoses. Os agentes irão vistoriar os imóveis desses bairros, sempre acompanhados pelos moradores, para fornecer orientações visando a eliminação de criadouros.

Já a Secretaria de Obras e Serviços Públicos irá atuar na limpeza e remoção de lixo e entulho de áreas verdes. A notificação de terrenos com mato alto e acúmulo de inservíveis ficará sob responsabilidade da Divisão de Fiscalização de Posturas, enquanto a fiscalização compulsória de imóveis com risco para a saúde pública, com a Vigilância Sanitária.

Pedrina também informa que um estande será montado na Toledo Barros, onde haverá exposição de material informativo sobre as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, que além da dengue, é o vetor da chikungunya e da zika. “A população poderá aprender sobre o ciclo de vida do mosquito e a importância da eliminação dos criadouros”, disse.

O cruzamento das ruas Dr. Trajano e Senador Vergueiro receberá um “pedágio educativo”, com distribuição de folhetos para alertar os motoristas quanto à necessidade de vistoriar o próprio imóvel pelo menos dez minutos por semana.

Ainda na Praça, Pedrina informou que agentes irão orientar os munícipes sobre acidentes com escorpião, bem como as medidas de prevenção. Paralelamente, o Serviço Especializado em Moléstias Infectocontagiosas de Limeira (Semil) oferecerá testes rápidos de hepatite C. Na ocasião, a população poderá calcular o Índice de Massa Corporal (IMC).

Dengue tipo 2

O diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari, alerta para a necessidade de a população colaborar na prevenção ao mosquito, considerando-se que o vírus do tipo 2 da dengue está circulando por diversas cidades das regiões de São José do Rio Preto e de Araçatuba. “Caso o vírus do tipo 2 chegue ao nosso município, as pessoas que já contraíram o vírus do tipo 1 ficarão novamente suscetíveis à doença”, observou.

Desde 2008, Limeira tem apresentado casos de dengue do tipo 1. A maior preocupação, conforme Ferrari, é que as pessoas já infectadas com outros sorotipos da dengue possam ter um agravamento do quadro de saúde se adquirirem o vírus do tipo 2. “Estamos intensificando os trabalhos de prevenção à dengue. Além desse mutirão de sábado (9), já temos outro agendado para o dia 16”, destacou.