DIREITOS
Conferência discute envelhecimento e políticas públicas para a pessoa idosa
11/12/2018 | 15h58
Conferência discute envelhecimento e políticas públicas para a pessoa idosa

“Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”. Esse foi o tema da 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, o evento tem o objetivo de refletir e discutir o envelhecimento e a garantia dos direitos dos idosos. O vice-prefeito Júlio Pereira dos Santos, o Dr. Júlio, representando o prefeito Mario Botion, participou da abertura da conferência, realizada no plenário da Câmara Municipal.

Também marcaram presença a presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, a presidente do conselho, Rebeca São Felice, além da vereadora da 3ª Idade e representante dos idosos, Olíria Aparecida Pereira de Almeida, e do presidente da Câmara, o vereador José Roberto Bernardo, o Zé da Mix. Durante a abertura, houve uma apresentação musical com o trio Humberto Santos, Joana Darc Santos e Caio Henrique. Depois, houve uma palestra com a assistente social Adriana Gatti, que é da assessoria técnica da Ssomar, e discorreu sobre o tema da conferência.

O vice-prefeito falou sobre os desafios enfrentados na terceira idade, principalmente quanto à saúde, e que, segundo ele, podem ser superados pelos idosos. “A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza que todo ser humano tem que praticar, pelo menos três vezes por semana, qualquer tipo de atividade física. É preciso fazer isso para ter um envelhecimento saudável”, frisou. “Vivam a melhor idade”, completou.

Aucélia destacou que o Brasil vive um processo de envelhecimento acelerado e que Limeira se destaca pelos serviços e benefícios para as pessoas idosas. “Hoje, participamos do programa SP Amigo do Idoso e do Programa Federal Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, além de dispor de uma rede de proteção, com o Cras, Creas, Centros Comunitários, Centro do Idoso, abrigo, conselho e fundo”, citou. Segundo Aucélia, o Ceprosom, em parceria com a rede socioassistencial, atende mais de 3.500 idosos. “Estamos ampliando o investimento, com emendas parlamentares pautadas pelo Deputado Federal Miguel Lombardi, para garantir o acesso a esses serviços.”

Aucélia também ressaltou que Limeira demostra uma atuação de forma acolhedora e solidária constante, evidenciado pelos Jogos Regionais do Idoso (Jori), realizado no começo do ano em Limeira. “Nosso maior desafio é promover o envelhecimento digno, saudável, sustentável e ativo. Por isso, vamos unir esforços para que isso aconteça e o passo inicial é aqui, na conferência. Que possamos fazer proposituras consistentes e viáveis.” Segundo ela, a conferência pode trazer proposituras para subsidiar o Plano Municipal de Políticas para Idosos, o que seria um marco para a cidade.

Presidente do Conselho dos Idosos, Rebeca São Felice agradeceu o trabalho de Aucélia à frente do Ceprosom no sentido de apoiar os conselhos, como o da pessoa idosa. “O sucesso dessa conferência é graças à parceria com o Ceprosom”, enalteceu. Ela explicou que as pré-conferências, realizadas em novembro, tiveram boa participação dos idosos. “Hoje vocês estão aqui para ter vez e voz. Limeira está à frente de muitas cidades e de vários Estados, inclusive, e ainda vamos avançar muito em políticas públicas e ações sociais para a pessoa idosa.”, observou.

Segundo ela, são muitos os desafios, e que a conferência é a oportunidade para mostrar ao Estado, na Conferência Estadual, e ao país, na Conferência Nacional, os serviços prestados em Limeira e as pretensões da cidade quanto ao tema. “É só através de políticas públicas para atender a todos é que podemos crescer, não apenas como município, mas como pessoas de direitos e de deveres.”

Representando os idosos, Olíria, que também é vereadora da terceira idade na Câmara, agradeceu a presença dos idosos na conferência. “Que tenhamos uma conferência produtiva e participativa para atender aos nossos objetivos como idosos”, desejou. O presidente da Câmara, Zé da Mix, informou que em Limeira, mais de 60 mil pessoas estão acima dos 60 anos. “A Câmara fica muito contente por ser sede dessa conferência para discutir a 3ª idade”, comentou.

Participaram do evento a diretora de Proteção Social do Ceprosom, Leia Serrano, os vereadores Lu Bogo e Clayton Silva e a gerente da Casa dos Conselhos, Edilaine Schenke.