Sebrae apresenta balanço e anuncia projeto em parceria com a Prefeitura
10/12/2018 | 18h21
Sebrae apresenta balanço e anuncia projeto em parceria com a Prefeitura

O Sebrae Aqui, localizado na Prefeitura de Limeira, realizou 1.921 atendimentos individuais em 2018. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira (10) pelo gerente regional do Sebrae-SP, Jardel José Busarello, em coletiva realizada no Paço Municipal. O prefeito Mario Botion e o vice-prefeito Júlio Pereira dos Santos, o Dr. Júlio, acompanharam a apresentação. Ao todo, o Sebrae realizou mais de 17 mil atendimentos em Limeira, um aumento de 10,4% em relação ao ano passado.

Também estiveram presentes os secretários de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Tito Almirall, e de Educação, André De Francesco, que apresentou o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) voltado ao comportamento empreendedor para as escolas da Rede Municipal, em parceria com o Sebrae. A iniciativa deverá ser implantada no ano que vem.

No Sebrae Aqui, Jardel destacou os atendimentos aos Microempreendedores Individuais (MEI), que foram 838, representando 44% do total de atendimentos, e aos Potenciais Empresários, 901 atendimentos (47% do total). Segundo ele, também foram realizados 507 atendimentos coletivos no Sebrae Aqui. O gerente também enalteceu as iniciativas do poder público de realizar o curso de Compras Governamentais. “A Prefeitura de Limeira tem uma visão diferente de conscientização dos empresários quanto às compras no Governo”, salientou.

Em outras ocasiões, o Sebrae também realizou atendimento em parceria com a Prefeitura durante o Mês da Empregabilidade, realizado em maio de 2018 (235 atendimentos), e o Mês Global do Empreendedorismo, realizado em novembro (203 atendimentos). Jardel destacou que a Prefeitura também teve importante participação na Feira do Empreendedor, realizada em São Paulo. Segundo ele, só o estande da prefeitura recebeu mais 8 mil visitas.

Jardel também falou dos atendimentos realizados pelo Sebrae em diversos outros projetos, como SuperMEI, Sebrae com Você, Sebrae Mais, Sebrae Tec, Fenacil, Empretec, entre outros.

O prefeito Mario Botion ressaltou que antes de assumir a Prefeitura em 2017, se reuniu com o Sebrae para dar continuidade à parceria. “Nesses dois anos, tivemos muito progresso na participação do Sebrae nas ações com a Prefeitura. Todo esse rol de atividades e essa parceria com o Sebrae fazem parte do nosso Programa Permanente de Desenvolvimento”, destacou. “Estamos olhando para o futuro e entendendo que o desenvolvimento precisa ser buscado com as parcerias, como o Sebrae.”

O secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Tito Almirall, enalteceu a parceria com o Sebrae. “Estamos evoluindo bastante e essa parceria reflete na abertura de empresas em Limeira. Tivemos um aumento recorde neste ano. A proximidade com o Sebrae é muito importante”, frisou.

JEPP

O projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) será trabalhado, em 2019, com os alunos da Rede Municipal de Limeira. Segundo o secretário de Educação, André De Francesco, a atual gestão abraçou esse projeto do Sebrae para oportunizar que o empreendedorismo seja trabalhado com os gestores das unidades. “É uma oportunidade de os alunos terem contato com o empreendedorismo. É uma oportunidade ímpar que a cidade tem pela frente e para nossos jovens”, falou. “Despertar o sentido do empreendedorismo já nas crianças traz benefícios de várias maneiras”, frisou o prefeito.

Os secretários de Comunicação Social, Antonio Peres, e Obras e Serviços Públicos, Dagoberto Guidi, e a presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, além de técnicos do Sebrae, também prestigiaram o evento.