MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO
Comissão autoriza financiamento para pacote de 20 obras
07/12/2018 | 18h30
Comissão autoriza financiamento para pacote de 20 obras

O Conselho de Financiamento Externo (COFIEX), um colegiado do Ministério do Planejamento, autorizou nesta sexta-feira durante reunião um programa da Prefeitura de Limeira na ordem de US$ 46.250.000,00 para realização de um pacote de 20 obras no município.

Desse valor, US$ 37 milhões estão sendo buscados pelo município – através do aval do governo federal – por meio de um financiamento junto ao Fonplata (Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata), organismo que atende países da América do Sul.

O aval dado nesta sexta-feira em Brasília foi a última etapa do governo federal para o acesso ao financiamento. Agora, em janeiro uma missão do Fonplata estará em Limeira para conhecer os locais que sofrerão intervenção com as 20 obras e construções. Depois, no passo seguinte, o processo será submetido à votação do Senado.

“É mais uma importante etapa que superamos em busca desses recursos”, afirma o prefeito Mario Botion. “De posse desses recursos, faremos 20 intervenções fundamentais no município”, afirma o prefeito Mario Botion. O trabalho, além da atuação pessoal do prefeito, foi conduzido pelos secretários de Fazenda, José Aparecido Vidotti, e de Obras e Serviços Públicos, Dagoberto Guidi

Antes do COFIEX, o prefeito já havia defendido o programa de financiamento junto ao GTEC – grupo também do Ministério do Planejamento composto também por integrantes do Ministério da Fazenda, do Banco Central, e do Ipea.

Para obter o recurso, o município teve que demonstrar – trabalho feito pela Secretaria de Fazenda – capacidade financeira e de endividamento para contrair o crédito.

OBRAS

Entre as obras incluídas no pacote, está o viaduto da Barroca Funda – intervenção viária mais importante hoje para o município. Também constam no programa, seis construções de Bacias de Detenção, obras na Marginal Tatu, obras na Via Martin Lutero (Pires), recuperação da aça do Viaduto Antônio Feres (Ford), construção de trecho do viaduto Paulo Natal, duplicação do Anel Viário no trecho de 700 metros do Jardim Novo Horizonte, entre outras.