LANÇAMENTO
Santa Casa de Limeira é tema de livro histórico
04/12/2018 | 17h44
Santa Casa de Limeira é tema de livro histórico

O pesquisador limeirense José Eduardo Heflinger Júnior lançará, na próxima segunda-feira (10), sua vigésima quinta obra, resultado de mais de trinta anos de pesquisa sobre a história de Limeira e região em arquivos documentais brasileiros, suíços e alemães. O tema do novo volume conta a história dos 123 anos da Santa Casa de Misericórdia de Limeira com o levantamento de fotos históricas e informações nunca antes compiladas. O lançamento será às 19h30, no Espaço Cultural Engep. Em parceria com a Secretaria de Cultura, o livro estará disponível para pessoas com deficiência na biblioteca municipal.

O livro sobre a Santa Casa de Misericórdia de Limeira destaca fatos alusivos às epidemias que assolaram o Brasil no final do século XIX tomando como referência o município de Limeira, cidade Berço da Imigração Europeia pelo Sistema de Parceria. As demandas que resultaram na instalação do hospital em 1895 e os grandes nomes, as pesquisas, o desenvolvimento de procedimentos, os anos de formação de profissionais de alto gabarito, tudo o que envolve a história da Santa Casa de Misericórdia de Limeira, está registrado no volume que será de grande utilidade não apenas para os limeirenses mas contribuirá com a reconstituição de parte da história da medicina no Brasil.

ACESSIBILIDADE

O livro será doado a algumas instituições que atendem pessoas com deficiência visual e uma parceria com a Secretaria de Cultura garante o acesso à obra pelas pessoas com deficiência. Trata-se de um aparelho chamado “Poet Compact” que faz a transcodificação dos textos escritos para mídia auditiva. Os interessados em utilizar esse recurso podem agendar a leitura com o equipamento na Biblioteca Municipal Prof. João de Souza Ferraz, localizada no Parque Cidade, a partir do dia 11 de dezembro.