POLÍTICAS PÚBLICAS
Limeira ganha certificado do programa Brasil Amigo da Pessoa Idosa
30/11/2018 | 17h43
Limeira ganha certificado do programa Brasil Amigo da Pessoa Idosa

O município de Limeira fez adesão ao programa Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa: caminho para o envelhecimento ativo, saudável, cidadão e sustentável. Nesta sexta-feira (30), o prefeito Mario Botion recebeu o certificado do programa da presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno. Nos dias 26, 27 e 28, Aucélia esteve em Brasília participando de um seminário nacional sobre o tema. “As ações para atender os idosos no município são permanentes. Temos a preocupação constante de melhorar a qualidade de vida daqueles que tanto contribuíram com nossa cidade. Essa certificação agrega valor aos nossos projetos e amplifica as possibilidades de aperfeiçoar os serviços”, salientou o prefeito.

O Programa visa a promoção da qualidade de vida da população idosa, por meio da adoção de estratégias que devem ser articuladas entre o Poder Executivo, instituições públicas e privadas e organismos internacionais. A iniciativa é desenvolvida pelo Ministério do Desenvolvimento Social em parceria com os ministérios da Saúde e dos Direitos Humanos, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo Aucélia, o Programa é dividido em cinco etapas, e após o cumprimento de cada uma delas, o município receberá um selo específico. A primeira fase é a adesão propriamente dita à iniciativa. A fase 2 requer a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, a produção de um diagnóstico e a elaboração de um Plano Municipal para o setor. “Limeira já conta com um Conselho, portanto, teremos apenas que comprovar o seu funcionamento”, disse. A fase 3 prevê a transformação do Plano Municipal em lei. Já as etapas 4 e 5 dizem respeito à realização de dez ações descritas nesse plano. “Limeira agora está incluída em um seleto grupo de 720 cidades do mundo que investem no processo de envelhecimento. Temos diversas ações para o público da terceira idade, em várias áreas”, afirmou Aucélia.

Dentre as atividades, Aucélia destacou os 36 Grupos da Terceira Idade, que atendem mais de 3.200 pessoas, o Centro de Referência do Idoso, os Vereadores da Terceira Idade, além de eventos culturais e esportivos, como a Escola de Samba da Terceira Idade e os Jogos Regionais dos Idosos.

O próximo passo, conforme Aucélia, será a formação de um Comitê Gestor do Programa, responsável por traçar novas estratégias e catalogar as estratégias já existentes, incluindo aquelas oferecidas pelo Fundo Social de Solidariedade, Associação dos Trabalhadores Aposentados, Pensionistas e Idosos de Limeira (Atapil), Casa de Apoio aos Romeiros Nossa Senhora Aparecida (Cara), entre outras. “Limeira apresenta um processo de envelhecimento muito acelerado e precisamos criar condições para garantir um envelhecer saudável”, frisou.