ARTES PLÁSTICAS
Secretaria de Cultura lança Emcea Convida; exposição pode ser visitada no Palacete Levy
30/11/2018 | 17h31

A Escola Municipal de Cultura e Artes “Maestro Mário Tintori” realiza, até o próximo dia 18, a primeira edição do Emcea Convida, com obras de ex-alunos da instituição que seguiram no caminho das artes. A iniciativa é da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura.

O Emcea Convida vem para complementar a exposição Ensaios Cromáticos 8, desenvolvida pelos alunos de artes plásticas, sob supervisão do professor Gilio Mialichi. Inauguraram a mostra neste ano os ex-alunos Zenaide Fonseca Paes Coelho e Adelino Rossetti (Nego).

Zenaide comentou que a participação de ex-alunos é importante. “Eu achei super bacana participar como ex-aluna também. Eu gostei muito das aulas, para mim fez um bem tremendo, foi excelente”, disse. E complementou “fui na inauguração, as exposições estão muito bonitas. Já estou convidando minhas amigas para fazerem as aulas. Como fez bem para mim quero passar para as outras pessoas também”.

Rossetti também deixou sua opinião sobre a exposição. “Eu acho legal participar, é um incentivo. É importante principalmente depois de uma certa idade, porque a gente assume um compromisso”, concluiu.

A inciativa surgiu devido ao interesse e persistência da Emcea no período em que os alunos frequentavam as aulas, servindo como descoberta e incentivo para que, mesmo depois de formados, continuassem produzindo arte.

Neste momento, os artistas se mostram mais experientes, já tomam decisões, sabem escolher até onde podem ir e batalham pela superação. “Essa é uma das finalidades de continuarem envolvidos com a pintura – se conhecerem e se redescobrirem. A arte é uma grande motivadora para viver”, incentivou o professor Mialichi, na descrição da exposição.

As produções contam com a técnica do óleo sobre tela e procedimentos do esboço a lápis. As obras partem da observação de imagens e passam por adaptação com alterações na cor e composição, acrescentando ou retirando elementos, e até criação, associando experimentações e autoconhecimento. Os temas apresentados nos trabalhos são variados e passeiam pela paisagem, floral, natureza morta, casarios, abstração, entre outros.

A mostra Emcea Convida está exposta junto a Ensaios Cromáticos 8 e Ensaios Poéticos 1, que tem supervisão da professora Lea Moraes, no Palacete Levy, localizado no Largo da Boa Morte, 11, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3441-5493.