TRANSPARÊNCIA
Empresários realizam visita técnica em Pregão Eletrônico da Prefeitura de Limeira
26/11/2018 | 12h49

Empresários limeirenses realizaram uma visita técnica no Pregão Eletrônico da Prefeitura de Limeira na última quinta-feira (22). O convite para acompanhar os processos de licitações aconteceu durante a capacitação de “Compras Governamentais”, promovida pelo Executivo em parceria com o Observatório Social do Brasil – Limeira e o Sebrae-SP.

Segundo um dos empresários participantes, Luis Roberto Carpini Loterio, embora o processo todo tenha várias etapas e muitas regras, o portal é bem estruturado e possui manual de utilização para o fornecedor, o que facilita a compreensão e a participação, além de ser um processo muito bem organizado pela Prefeitura. “Destaco, também, os responsáveis pela sua concretização, são profissionais experientes e criteriosos na análise de todas as fases do pregão”, comenta. “Fiquei bastante satisfeito com tudo o que vi, tanto na organização, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, sob apoio do Observatório Social, como na transparência do processo.”

O Observatório Social é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos que desde julho deste ano vem desenvolvendo ações junto à Prefeitura de Limeira para uniformizar procedimentos, identificar e promover eventuais melhorias nos processos de licitações. A representante do observatório, Daniela Bueno Bianchi, pontua que é importante realizar a capacitação de empresas interessadas em vender para o poder público e aumentar o cadastro de empresas fornecedoras, para melhorar os preços licitados. "É muito interessante conhecer na prática os detalhes. Excelente iniciativa do poder público, pela transparência nas compras governamentais, inclusive ficamos muito satisfeitos em saber que para o início de 2019 os pregões presenciais serão gravados para acompanhamento de demais pessoas interessadas."

“Estamos bastante empenhados em avançar neste processo, que faz parte do plano de governo do prefeito Mario Botion. Acreditamos que, já em 2019, será possível identificar uma maior participação das empresas locais nos processos de compras realizados pela prefeitura”, afirma o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Tito Almirall. Ele explica que o projeto também envolverá, futuramente, outras entidades como o Senai, Senac, Sest-Senat, que possuem processos de compras parecidos com os da prefeitura. “Isso é muito bom para a economia de nosso município.”

Durante a capacitação, realizada no Ciesp-Limeira, os empresários tiveram conhecimento de como é o passo a passo para tornar-se um pregoeiro e participar dos processos licitatórios do setor público local, o que demostra a importância da inserção das micro e pequenas empresas nos processos de compras, como forma de fomentar o desenvolvimento local. O curso foi mais uma ação do Mês Global do Empreendedorismo, que finaliza seus eventos nesta semana.