Prefeitura irá remanejar médicos nas unidades de saúde
21/11/2018 | 18h29
Prefeitura irá remanejar médicos nas unidades de saúde

O secretário de Saúde de Limeira, Vitor Santos, informou que 38 médicos cubanos do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, deixaram de atender nas Unidades Básicas de Saúde do município a partir desta quarta-feira (21). Na semana passada (14), o governo Cubano anunciou o encerramento da participação no Programa.

Vitor Santos destacou que a pasta já está trabalhando no remanejamento de nove médicos brasileiros que continuarão no Programa Mais Médicos e de outros 18 profissionais que atuam na Atenção Básica como clínico geral. “A decisão unilateral do governo cubano de sair do Programa nos obrigou a adotar medidas para garantir o atendimento com recursos humanos próprios, até que o Governo Federal selecione novos médicos para ocupar essas vagas”, disse o secretário.

Além do remanejamento, Vitor Santos ressaltou que o Ministério da Saúde publicou ontem (20) no “Diário Oficial da União” um edital com cerca de 8,5 mil vagas para o programa Mais Médicos. As vagas são para profissionais brasileiros e estrangeiros que tenham registro no Conselho Regional de Medicina do Brasil. Para as vagas remanescentes, o secretário observou que no dia 27 o Ministério da Saúde lançará um segundo edital, voltado a brasileiros formados no exterior e estrangeiros. “Esperamos que até o começo de dezembro já tenhamos a contratação de novos médicos do Programa”, frisou.