CONSCIENTIZAÇÃO
Árvores são plantadas para lembrar vítimas de acidentes de trânsito
14/11/2018 | 14h43
Árvores são plantadas para lembrar vítimas de acidentes de trânsito

Para marcar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trânsito, as secretarias de Mobilidade Urbana e de Meio Ambiente e Agricultura realizaram nesta quarta-feira (14) o plantio de 30 mudas de árvores na rotatória da Av. Lumiére, esquina com Av. Lafaiete, no Parque Centreville. A data ocorre no terceiro domingo de novembro (18), mas foi antecipada pela Prefeitura de Limeira.

Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Oliveira, a iniciativa propõe um momento de reflexão quanto aos acidentes de trânsito. “Trata-se de uma ação simbólica, que integra um trabalho permanente de conscientização no trânsito, visando sempre a redução dos índices de acidentes”, frisou.

O secretário ressaltou que a quantidade de árvores plantadas refere-se ao número de vítimas fatais no trânsito registradas neste ano em Limeira. Foram 30 mortes em 2018, contra 39 em 2017 e 63 em 2016. “Estamos conquistando avanços nessa área e continuaremos sensibilizando a população para que as normas de trânsito sejam respeitadas”, salientou.

A rotatória que recebeu o plantio, conforme Rodrigo, não contabiliza acidentes fatais, porém foi escolhida em razão da necessidade de arborização. No local, foram plantadas espécies nativas da flora brasileira, como forma de promover a biodiversidade. São elas: Pau Brasil, Ipê Amarelo, Ipê Branco, Mirindiba, Aldrago, Jacarandá, Pitangueira, Araçá, Dedaleiro, Sabão de Soldado e Falso Barbatimão.

A secretária interina de Meio Ambiente e Agricultura, Patrícia Finotti Kühl, destacou a importância das árvores no meio urbano, pois auxiliam no conforto climático, no equilíbrio da temperatura e na melhora da umidade do ar. “Além dos benefícios, as árvores trazem, também, embelezamento à cidade. As secretarias de Meio Ambiente e Agricultura e Mobilidade Urbana realizaram uma ação conjunta em torno de uma causa nobre”, comentou.