NOVEMBRO AZUL
Aposentados participam da campanha de prevenção ao câncer de próstata
14/11/2018 | 14h05
Aposentados participam da campanha de prevenção ao câncer de próstata

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde, e a Associação dos Trabalhadores Aposentados, Pensionistas e Idosos de Limeira (Atapil), realizaram uma ação de saúde nesta quarta-feira (14) para a coleta do exame de sangue capaz de identificar o câncer de próstata, chamado PSA. A iniciativa integra o Novembro Azul – mês dedicado à conscientização da doença.

Das 8h às 11h, 56 homens com mais de 50 anos – público-alvo da campanha - atenderam ao chamado e compareceram à sede da entidade para fazer a coleta. Segundo a presidente da Atapil, Nair Gentil Facco, a parceria entre a Atapil e a Prefeitura é feita todos os anos, sempre com o propósito da prevenção.

Ângelo Aparecido Perriello, de 64 anos, aposentado, disse que soube da campanha por meio do jornal. Ele contou que realiza o exame todos os anos e fez um alerta para aqueles que ainda não compareceram às Unidades Básicas de Saúde (UBS). “É importante fazer a prevenção”, disse. Até 30 de novembro, a coleta do PSA está disponível em todas as UBSs, sempre às 7h, com exceção da UBS Tatu e da UBS Lopes, em que o procedimento será feito toda terça-feira, às 7h30, e da UBS Pinhal, onde a coleta ocorre toda segunda-feira, às 7h30.

Outro aposentado, Paulo Bueno de Camargo, também com 64 anos, relatou que o exame de prevenção ao câncer de próstata já virou rotina em sua vida. “Esse exame é tão simples, não tem custo para o paciente e pode salvar uma vida. Se o diagnóstico for rápido, a chance de cura é maior”, destacou.

Desde que tenha o pedido em mãos, o munícipe também pode procurar o Centro Municipal de Patologia Clínica, conhecido como Laboratório Municipal, na Rua João Machado Gomes Júnior, 54. A coleta ocorre excepcionalmente este mês, de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h.

Além de apresentar RG e Cartão do SUS, o paciente deve seguir algumas recomendações, são elas: jejum de oito horas; não fazer exercícios ou andar de bicicleta, motocicleta, trator e cavalo dois dias antes da coleta; não manter relações sexuais três dias antes do exame; não ter realizado toque retal ou sondagem uretral nos últimos quatro dias; não ter feito colonoscopia nos últimos 15 dias e biópsia de próstata, nos últimos 30 dias.