INCLUSÃO
Prefeito prestigia Passeio Ciclístico da Família Proesa; evento reúne 165 pessoas
12/11/2018 | 16h14

O prefeito Mario Botion acompanhou ontem (11) o I Passeio Ciclístico da Família Proesa (Programa de Esportes Adaptados). A atividade foi realizada pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, em parceria com o Limeira Bike Clube, grupos de bikers, e apoio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil. O evento reuniu 165 pessoas entre alunos do Proesa, familiares, professores de Educação Física, ciclistas e equipe técnica do programa. “Essa é uma ação importante do nosso Plano de Governo que tem como principal objetivo promover a inclusão e melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência”, destacou o prefeito.

O passeio teve início no Parque Cidade, passando pela Avenida Saudades e retornando ao local de concentração. “A participação das famílias foi extremamente motivadora para os alunos que compartilharam momentos de alegria, satisfação e superação”, afirmou a gerente de Projetos para Pessoa com Deficiência (PCD), Ângeli Polatto Boaventura.

A produtora rural Marli Marlei de Michelli fez questão de participar do passeio junto com a filha Ana Nellei Michelli, de 32 anos. “É muito importante que ela tenha esta vivência. Para nós familiares é mais gratificante ainda dividir este momento com ela e outras famílias”, ressaltou.

O ciclista Douglas Robinho também participou da atividade. “É uma honra fazer parte desta iniciativa que proporciona momentos de lazer e bem-estar”, disse. “Por meio do ciclismo eles são inseridos no contexto não só da mobilidade, mas também do esporte”, disse o presidente do Limeira Bike Clube, Francisco Cardoso.

Na modalidade ciclismo, o Proesa atende pessoas com deficiência física, visual, intelectual e com TEA (Transtorno do Espectro Autista). As aulas acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras no Parque Cidade. “O ciclismo traz benefícios para o sistema cardiovascular, trabalha também a autonomia e a socialização dos praticantes”, explicou a professora de Educação Física do Proesa, Francielle Facco Augusti.

O Programa de Esportes Adaptados também atua nas modalidades natação, goalball, ginástica rítmica e hidroginástica. Mais informações sobre o Proesa podem ser obtidas pelo telefone 3404-9708.