PREVENÇÃO
Após Finados, Prefeitura faz vistoria em cemitérios para controle da dengue
05/11/2018 | 12h22
Após Finados, Prefeitura faz vistoria em cemitérios para controle da dengue

A Divisão de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Limeira iniciou nesta segunda-feira (5), uma ação de prevenção ao Aedes aegypti nos cemitérios da cidade: Saudade I e II, Parque e Pires. O objetivo é remover as embalagens plásticas dos vasos de plantas, depositadas nesses locais durante o feriado de Finados (2). Participam dos trabalhos oito equipes de zoonoses. A operação deve ser concluída até amanhã (6).

Segundo a coordenadora de campo da Divisão, Jane Cristina Garcez Tenório, a medida é necessária para evitar que as embalagens retenham água das chuvas e transformem-se em criadouros do mosquito, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Nas primeiras três horas de trabalho desta segunda, mais de 5 mil embalagens tinha sido recolhidas no Saudade I.

Os agentes também colocaram larvicida em cachepôs e floreiras de bronze e fizeram o descarte de garrafas pet e copos d’água deixados sobre os túmulos durante a visitação.

A chefe da Divisão, Pedrina Ap. Rodrigues Costa, informou que os cemitérios do município são considerados pontos estratégicos para controle do Aedes aegypti e que recebem vistorias quinzenalmente. Pedrina também destacou a necessidade de colaboração da população na prevenção ao mosquito, sobretudo nesse período chuvoso e de altas temperaturas. “A eliminação de possíveis criadouros da dengue deve ser intensa, tanto nas residências quanto em locais públicos”, frisou.