Ações em escolas municipais valorizam leitura para aprendizagem dos alunos
01/11/2018 | 12h51
Ações em escolas municipais valorizam leitura para aprendizagem dos alunos

As escolas municipais de Limeira desenvolveram, ao longo do ano, diversas ações que tiveram como objetivo a gestão para a valorização da leitura como objeto de ensino. Os gestores escolares apresentaram as iniciativas durante o seminário Boas Práticas de Gestão, concluído nesta quarta-feira (31), na Secretaria de Educação. Os diretores e coordenadores, além da equipe técnica da pasta, finalizaram as apresentações das ações, que foram avaliadas pelos próprios colaboradores. O secretário André De Francesco acompanhou a reunião.

André explica que a parceria permitiu a formação e o desenvolvimento de instrumentos para que as escolas pudessem se organizar e trazer, de forma estruturada, os resultados esperados. “O que mais nos deixa contentes é que o PVE trouxe ferramentas que vão permanecer por muito tempo”, comenta. Segundo André, o seminário possibilitou que os gestores trocassem experiências conhecendo os projetos que tinham mais eficácia para implantação. “Isso trouxe uma reflexão muito importante para que todas as escolas e os alunos tenham a mesma oportunidade, focada no desenvolvimento das aprendizagens.”

Ainda de acordo com o secretário, mesmo que o PVE contemple apenas 15 unidades escolares, um esforço dentro da pasta permitiu que a formação fosse levada aos gestores de todas as 83 unidades da rede municipal. “Nós oportunizamos para que todas elas tivessem contato com as ferramentas, as técnicas e o trabalho que estava sendo desenvolvido, trazendo benefício para todo o município”, complementa. “Na apresentação dos resultados vimos o impacto positivo na rede, com a qualidade dos trabalhos, e no desenvolvimento do ensino. Limeira deu um salto considerável”, destaca.

ESCOLAS

Os gestores escolares avaliam positivamente a parceria. A diretora da Emeief Prof. José Justino Castilho, Andreia Ventura, explica que as primeiras ações foram estudos com a gestão escolar e os professores para entender as dificuldades, principalmente na sala piloto, escolhida para trabalhar a parceria. “As crianças liam pouco, não argumentavam, não conseguia fazer escolha de livro. Hoje, nossas crianças argumentam, fazem réplica e indicam livros. Aumentou o índice de leitura fenomenalmente”, define. “A leitura é primordial. A criança que lê bem, com autonomia, terá sucesso em toda sua vida escolar.”

Já a diretora da Emeief Prof. José Paulino Araújo Vargas, Erika Milena Crippa, afirma que na sua unidade, foi realizado um monitoramento voltado à leitura, levando em consideração cinco habilidades. “As crianças tiveram muitos avanços. O PVE veio nortear o trabalho da gestão e organizar o nosso trabalho”, cita. “Os professores estão com um novo olhar com o trabalho de leitura e a escola está evoluindo e progredindo muito nesse aspecto.” Para ela, a leitura é a base de tudo. “Precisamos desenvolver o comportamento leitor nas crianças para que eles se tornem leitores críticos e consigam construir uma sociedade crítica, quando se tornarem adultos”, opina.

Após todas as apresentações, a Emeief Aracy Nogueira Guimarães foi a escolhida, entre os pares e a equipe técnica, para representar Limeira em uma premiação nacional do PVE. Mais de 100 municípios participam da parceria.

SECRETARIA

A equipe técnica da Secretaria de Educação, envolvida no PVE, também apresentou aos gestores escolares o plano de ação idealizado no decorrer do ano, dentro do eixo de Gestão Educacional. Segundo a supervisora de ensino da pasta, Carla Maduro, o plano elaborado pela equipe técnica já conta com diversas ações em andamento. Segundo ela, esse plano sempre focou no apoio à gestão escolar, tanto em aspectos administrativos quanto na dimensão pedagógica.

Carla cita que as ações contemplam o aperfeiçoamento do plano de trabalho dos supervisores, com ênfase na gestão pedagógica; um projeto de acompanhamento minucioso das aprendizagens dos estudantes; a multiplicação da metodologia do PVE às demais 68 escolas da rede, viabilizada pela equipe de supervisão; a atualização do blog SME Legal, com todas as legislações educacionais, assim como a publicação de um “Tutorial de Gestão”, ou seja, um manual de processos da secretaria, contendo procedimentos detalhados, os quais apresentam interface direta com as escolas. “Isso facilitará a dimensão administrativa das unidades”, fala Carla.

“O projeto também potencializou a circulação de informações entre os técnicos. As escolas do grupo referência avaliaram muito positivamente as ações destacadas e elogiaram o percurso. O próximo passo é socializar a apresentação do projeto de secretaria às demais escolas da Rede”, explica a supervisora.