CONTRATO
Plano de Mobilidade começa com coleta de dados e elaboração de pesquisa
25/10/2018 | 18h18
Plano de Mobilidade começa com coleta de dados e elaboração de pesquisa

O secretário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Oliveira, assinou na tarde desta quinta-feira a ordem de serviço para que a empresa GPO Sistran Engenharia inicie os trabalhos para a elaboração de um plano de mobilidade para o município. A tarefa tem caráter inédito em Limeira. Ela ocorre por força de lei federal e contempla plano de governo do prefeito Mario Botion.

O plano servirá como base para o novo serviço de transporte coletivo de Limeira, outra proposta estabelecida pelo prefeito ainda como candidato, em 2016. “Estamos seguindo todos os passos para modernizar o serviço de transporte urbano de Limeira e também para direcionar aspectos envolvendo a mobilidade do nosso município”, enfatiza Botion.

Na tarde desta quinta-feira, Oliveira se reuniu com dirigente e técnicos da empresa contratada. O contrato com a GPO tem um prazo de dez meses e o valor do instrumento é de R$ 1,2 milhão.

Na fase inicial, a empresa receberá inúmeros dados referentes ao município, desde informações sobre linhas do transporte coletivo até o Plano Diretor do Município. Além disso, será elaborado um plano de comunicação para ser aplicado durante toda a vigência contratual.

Além do transporte coletivo, o plano tratará de outros aspectos envolvendo a mobilidade como de um planejamento viário que inclua, por exemplo, espaços voltados para ciclovias. A proposta a ser apresentada pela empresa terá ainda que estar em consonância com diretrizes viárias do Plano Diretor do Município.

O planejamento para elaboração de uma pesquisa de origem e destino fará parte desta fase inicial dos trabalhos da empresa. O alcance da pesquisa será a casa do cidadão a ser entrevistado.

Ao final, o plano – que será submetido ainda a audiências públicas – servirá como base para a elaboração de um projeto de lei a ser encaminhado e votado pela Câmara Municipal.

De forma paralela à vigência contratual, a atual administração pretende confeccionar o edital para o novo modelo de transporte coletivo que será aplicado em Limeira.