LEITURA
Prefeitura celebra encerramento do primeiro ano do programa Parceria Votorantim pela Educação
25/10/2018 | 17h06

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Educação, celebrará o fim do primeiro ano do curso Parceria Votorantim pela Educação (PVE) na próxima semana, entre dias 29 e 31 de outubro. Durante os três dias, gestores das escolas e colaboradores da pasta apresentarão as ações realizadas durante o ano da parceria. Paralelamente, o eixo de Mobilização do PVE fará, na terça-feira (30), um evento com apresentações culturais, intervenções literárias e premiação do desafio “Criativos da Escola”, com participação de escolas municipais e estaduais, adolescentes dos Centros Comunitários e parceiros da Rede Mob.

O prefeito Mario Botion enaltece a parceria com o Instituto Votorantim. “O PVE permitiu o desenvolvimento de um projeto de alta relevância voltado para a área educacional da nossa cidade”, destaca. “A melhoria contínua na educação em Limeira é ponto central em nosso plano de governo e iniciativas em parceria como essa fortalecem nossos laços com a comunidade e também oferecem mais qualificação para nossos gestores.”

O secretário de Educação, André De Francesco, avalia positivamente a parceria. "Após um ano de intenso trabalho de todas as equipes tanto da secretaria quanto das unidades escolares, chegamos ao nosso maior objetivo que foi proporcionar a todos os gestores municipais uma oportunidade de parar, avaliar, planejar e receber formação voltada para uma Gestão Pedagógica mais eficiente. Ficamos muito felizes com o envolvimento e com os resultados de todos”, fala.

A supervisora de ensino, Carla Maduro, explica que serão três dias do Seminário de Boas Práticas de Gestão. Na ocasião, as escolas participantes do PVE terão 30 minutos para apresentarem as práticas de gestão instituídas nas unidades a partir do conteúdo do curso de formação. “São práticas de gestão pedagógica que reverberam na aprendizagem dos alunos”, cita. Segundo Carla, a equipe técnica da secretaria, que também participa do curso, apresentará o plano desenvolvido durante o ano. “É o momento de finalizar os conhecimentos desse ano, avaliando as práticas exitosas implementadas.”

Carla ressalta que as ações, tanto das unidades escolares, quanto da Secretaria de Educação, serão avaliadas pelos próprios gestores, pelos supervisores de ensino, e por uma equipe técnica do PVE. A partir dessa avaliação, uma escola será escolhida para representar Limeira numa premiação nacional do PVE. Mais de 100 municípios participam do curso, que é monitorado e organizado em  formações presenciais durante o ano, com o intuito de fortalecer os gestores escolares para a gestão com foco na aprendizagem. Este ano o tema eleito foi a leitura como objeto de ensino. Segundo Carla, essa avaliação faz parte do 4º ciclo da parceria.

MOBILIZAÇÃO

A assistente social e mobilizadora técnica do PVE, Paula Bocaiuva, destaca que na terça-feira (30) haverá um evento de celebração de conclusão de um dos eixos da parceria, o de Mobilização. Conforme Paula, haverá apresentações culturais, intervenções literárias e premiação do desafio “Criativos da Escola”, com participação de escolas municipais e estaduais, adolescentes dos Centros Comunitários e parceiros da Rede Mob. Dos seis projetos de mobilização realizados durante o ano, um deles será selecionado para ser premiado. Os seis projetos também representarão Limeira no desafio nacional promovido pelo PVE. O evento, aberto ao público, será no palco do Parque Cidade, das 13h30 às 15h30.