QUALIFICAÇÃO
Prefeitura oferece curso de Construção Civil
03/10/2018 | 12h15
Prefeitura oferece curso de Construção Civil

A Prefeitura de Limeira, por meio do Fundo Social de Solidariedade de Limeira, começou a ofertar nesta terça-feira (2), o curso de Construção Civil – modalidade pedreiro. O curso está sendo realizado em parceria com a Secretaria de Habitação. Compareceram à aula inaugural na Famul (Fábrica de Mobiliário Urbano de Limeira), a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Limeira, Roberta Botion, a secretária de Habitação, Marcela Siscão e a presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno.
O curso de Construção Civil é oferecido pelo município por meio de um convênio com o Fussesp - Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. Roberta Botion destacou que a promoção do curso é resultado de um ano de trabalho, que contou com o apoio de vários setores do poder público municipal e estadual. “Espero que vocês aproveitem ao máximo essa oportunidade de aprendizado. Essa é a primeira turma e iremos criar mais cursos”, frisou.
A importância de qualificar a mão de obra na área de construção civil foi observada pela secretária de Habitação. “É uma satisfação participarmos dessa iniciativa. Já havíamos verificado a necessidade de capacitar as famílias que integram o programa de Assistência Técnica da Secretaria de Habitação”, afirmou Marcela. O programa de Assistência Técnica atende às famílias por meio de projetos e acompanhamento de obras e tem o suporte de três oficinas: Olaria Ecológica, Banco de Materiais e Famul, esta última voltada à fabricação de mobiliário urbano, como lixeiras, bancos, guias, entre outros.
Os alunos foram selecionados pela Secretaria de Habitação e pelo Ceprosom. “Temos avançado no desenvolvimento de projetos que atendem a demanda da população”, afirmou Roberta, referindo-se ao “Costurando o Futuro” - iniciativa de qualificação profissional de costura do Fundo Social de Solidariedade de Limeira, lançado na semana passada.
O curso de Construção Civil terá 20 aulas práticas e teóricas, cada uma com três horas de duração, e transmitirá informações básicas para leitura de projeto, assentamento de alvenaria e instalação hidráulica. As aulas serão ministradas pelo engenheiro civil da prefeitura, Neil Amstrong Tavares de Carvalho.
Uma das alunas é Jheyniffer Maclaw Barbosa, de 19 anos. Ela conta que o pai é pedreiro e que já o acompanhou a algumas obras. Com Ensino Médio completo e sem trabalho, ela disse que resolveu apostar nessa oportunidade. “Tenho curiosidade e poderei levar esse aprendizado para toda a vida”, comentou. Outro colega de curso, Maycon Luis Oliveira Santos, de 30 anos, também está em busca de qualificação. “Tenho conhecimentos básicos em construção civil, sei assentar lajota e tijolos. Espero que possa aprender mais e conseguir um emprego”, disse.