INOVAÇÃO
Prefeito visita Feira de Projetos e Tecnologia da Etec Trajano Camargo
01/10/2018 | 11h41
Prefeito visita Feira de Projetos e Tecnologia da Etec Trajano Camargo

O prefeito Mario Botion esteve no último sábado (29), na 13ª Feira de Projetos e Tecnologia da Escola Técnica Estadual (Etec) Trajano Camargo. O chefe do Executivo, acompanhado da coordenadora do Ensino Técnico Integrado ao Médio (Etim), Valderez Quintal, visitou a feira e conversou com os alunos. No total foram expostos 230 trabalhos de oito cursos da instituição de ensino. “Ficamos satisfeitos em apoiar a realização de um evento como este. Os estudantes desenvolvem e colocam em prática projetos que trazem benefícios à sociedade”, destacou o prefeito.

Um exemplo, é a pesquisa dos alunos Gabriel Cordelina e Guilherme Luchiari, do 3º ano do curso de Mecânica. Com o título 'Acessório de Mobilidade para Cadeirantes', eles construíram um equipamento que se adapta a cadeira de rodas. O acessório proporciona  ao deficiente físico dos membros inferiores maior independência, tendo como objetivo auxiliá-los no deslocamento. “No início da pesquisa entramos em contato com a Associação Integrada de Deficientes e Amigos (Ainda) para obter informações para o desenvolvimento do projeto, atendendo as necessidades dos cadeirantes. O trabalho terá continuidade, buscando o aperfeiçoamento da pesquisa”, explicou o estudante Guilherme Luchiari.

O prefeito Mario Botion também conversou com os alunos Kaique Gonçalves Ferreira, Vitória Ventura e Elizandra da Silva, do 3º ano de Química. Eles apresentaram a pesquisa 'Recuperação de Cobre do Lodo das Indústrias de Folheados para a Produção de Sulfato aplicando os conceitos da Logística Reversa'. “Eles estão de parabéns pelo desenvolvimento deste projeto de fundamental importância para o nosso município”, enfatizou o prefeito.

Após conquistarem o primeiro lugar na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), na categoria Engenharia, os estudantes participaram da International Science and Engineering Fair (Intel ISEF), Feira Internacional de Ciências e Engenharia que ocorreu em maio, em Pittsburgh, nos Estados Unidos. “O nosso projeto tem como objetivo recuperar o cobre (metal pesado) do lodo galvânico resultante da indústria de folheados de Limeira. Estamos trabalhando nesta pesquisa há um ano e meio, agora estamos na fase de aprimoramentos”, comentaram os alunos.

Todos os projetos da feira foram avaliados pelos professores da Etec Trajano Camargo, além de docentes da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp (FCA/Unicamp) e Faculdade de Tecnologia (FT/Unicamp), professores das faculdades particulares de Limeira, empresários dos segmentos da indústria e comércio. “Vários critérios são avaliados, como o título do projeto, a justificativa, aplicabilidade no mercado, criatividade, inovação, relevância social, apresentação oral, entre outros”, disse a coordenadora do Etim,  Valderez Quintal.

A premiação dos projetos ocorre em dezembro. Os grupos premiados em primeiro lugar têm a possibilidade de expor os trabalhos em outras feiras, como a Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps), Febrace, Mostra 3M de Ciência de Tecnologia, e até feiras internacionais.