GERAÇÃO DE RENDA
Projeto Costurando o Futuro é lançado em Limeira
26/09/2018 | 16h31
Projeto Costurando o Futuro é lançado em Limeira

Promover a capacitação e a geração de renda são as propostas do projeto “Costurando o Futuro”, lançado nesta quarta-feira (26) pelo Fundo Social de Solidariedade de Limeira, mediante convênio com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp). A iniciativa prevê a realização de um curso profissionalizante de costura, ministrado ao longo de 160 horas.

A aula inaugural do curso ocorreu no Centro Comunitário do Jd. Odécio Degan, onde funcionará a sede do projeto, e recebeu a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Limeira, Roberta Botion, do secretário de Educação, André Luis De Francesco, da presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, entre outros integrantes da Autarquia.

Roberta Botion agradeceu o apoio da Prefeitura na concretização do projeto e falou sobre a satisfação de acompanhar o início das aulas. “Essa qualificação será muito importante, espero que vocês aproveitem ao máximo essa oportunidade”, disse, referindo-se aos alunos.

Garantir o acesso ao conhecimento, segundo Aucélia, é um dos aspectos principais do “Costurando o Futuro”. “Espero que os participantes possam traçar seu caminho de profissionalização, ou ainda, que sigam atuando como microempreendedores”, frisou.

Para atingir esse objetivo, a assistente social e coordenadora do Centro Comunitário, Cláudia Prates Mejia, complementou que o curso também abordará questões relacionadas ao empreendedorismo, como cálculo de custos e planejamento financeiro. “Frente a crise econômica que estamos vivendo, é grande a demanda pelos programas sociais e por cursos de qualificação”, salientou.

De acordo com o projeto, todos os 20 participantes selecionados – com conhecimento prévio em costura - receberão uma bolsa-auxílio no valor de R$ 210, além R$ 120 de vale-transporte. As aulas serão ministradas pela professora Valdivina Lacerda Ferraz, que fez um treinamento específico em São Paulo, organizada pelo Fussesp.

Os alunos irão produzir 500 kits de uniformes, contendo um agasalho, uma calça, duas camisetas e uma bermuda. Posteriormente, os kits serão doados a alunos das escolas municipais Profª Maria Apparecida de Luca Moore, Aracy Nogueira Guimarães e Raquel Aparecida Gonçalves Franceschi.

Para abrigar o projeto, uma das salas do Centro Comunitário passou por uma pequena reforma, empreendida pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos, que incluiu a pintura do espaço. No local há 13 máquinas de costuras, entre galoneiras, overloque e costura reta. Houve, ainda, celebração de convênio com o Fussesp, no valor de R$ 91.762, com contrapartida da prefeitura no valor de R$ 17.340.

Uma das alunas selecionadas é Fabiane Simões Sales, de 37 anos, moradora do bairro Cecap. Ela conta que possui duas máquinas de costura em casa, sem utilização. Casada, mãe de três filhos e sem emprego no momento, ela espera abrir o próprio negócio com uma sobrinha que também fará a capacitação. “Sempre tive o sonho de costurar”, disse.

Outra aluna é Ione Marina Alves, de 54 anos, que reside no bairro Odécio Degan. Com experiência no ramo, ela diz que está em busca de um certificado para facilitar sua inserção no mercado de trabalho. “Pretendo pôr em prática meu conhecimento e conseguir um emprego.”.

Durante a cerimônia de lançamento, Chris Gold, de 32 anos – também selecionado para o curso - fez uma rápida apresentação, cantando a música “Raridade”, de Anderson Freire. Nigeriano, ele está em Limeira há seis anos e afirmou que também pretende desenvolver atividades na área.