ANIVERSÁRIO
Ópera "Dido e Eneas" é o destaque da programação desta semana
17/09/2018 | 10h51
Ópera

A programação cultural da semana apresenta em destaque a ópera “Dido e Eneas”, de Henry Purcell, com a participação do Coro da Orquestra Sinfônica de Limeira (Osli) e solistas, nesta quinta-feira (20), às 20h30, no Teatro Vitória. A entrada é franca. Há cinco anos, o palco do Teatro Vitória não recebe uma ópera, o que cria ainda mais expectativas ao público que acompanha a programação cultural da cidade.

“Dido e Eneas” conta a história proibida de Dido, a rainha de Cártago, representada pela soprano paulistana Adriana Bernardes, com Eneas, o herói troiano, representado pelo barítono limeirense Fábio Pinheiro. A trama conta também com a participação das sopranos Larissa Bertolotti (Belinda) e Monique Acsa (Segundamulher), das Mezzo-sopranos Cristine Bello Guse (feiticeira), Melina Cabral (Bruxa 1) e Josiane Nunes (Bruxa 2), o tenor Rafhael Turati (Marinheiro) e a cravista Giovanna Ceranto, com a regência do maestro Rodrigo Müller e a direção vocal de Vinicius Henrique Ferreira e Direção cênica de Cristine Bello Guse e Vinicius Henrique Ferreira. Os ingressos começam a ser distribuídos a partir desta terça-feira (18), na bilheteria do Teatro Vitória.

O Centro de Ciências e Cultura “Professor Osvaldo Roberto Leite” realiza nesta quarta-feira (19), com sessões às 10h, 14h e 16h, oficina em menção ao Dia Nacional do Teatro. A atividade é gratuita e aberta para a população a partir dos seis anos. Ainda na quarta, o Teatro Vitória recebe o espetáculo infantil “A Nova Estória da Dona Baratinha”, às 20h. A entrada é gratuita, com retirada dos ingressos uma hora antes da apresentação, e a realização é do Programa de Ação Cultural (ProAc), com produção do Grupo Emcantar, com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.

Na sexta-feira (21), o Teatro Vitória recebe, às 21h, o espetáculo “Piracicaba, Que Eu Adoro Tanto!”, com entrada gratuita. A realização é de Theatron, com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura. Encerrando a programação desta semana, acontece o Festival de Aniversário, no sábado (22), das 17h ás 22h, no Parque Ecológico do Jd. do Lago. Nesta edição, apresentam-se as bandas Trio Sempar e “Eu, a Véia e os Caras”. A entrada é gratuita.

Confira os detalhes da programação:

Oficina: Dia Nacional do Teatro
Quarta-feira (19), às 10h, 14h e 16h – Centro de Ciências e Cultura “Professor Osvaldo Roberto Leite”.
Os visitantes farão uma atividade lúdica que estimulará a coordenação motora e a criatividade em forma de desenho, remetendo ao artista que a pessoa admira.
Entrada: Livre.
Classificação: A partir de 6 anos.
Realização: Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura
*Escolas e grupos a partir de cinco pessoas devem realizar agendamento prévio pelo telefone 3444-7893.

Teatro Infantil: A Nova Estória da Dona Baratinha
Quarta-feira (19), às 20h - Teatro Vitória.
Adaptação da clássica fábula da Dona Baratinha. No palco, a tradicional estória ganha uma nova e divertida roupagem, que satiriza os padrões de sonho feminino propagados pela fábula (na qual a Barata tem como único sonho o casamento). Na nova estória, a Barata passa a duelar como o Narrador, que insiste em contar a fábula tradicional. A Barata é francesa, quer ser cantora, é muito divertida e independente. Das contradições entre a velha e nova história - entre a Barata e o Narrador - surgem situações inusitadas, músicas inesperadas, cenas bem-humoradas e interações com o público, que se envolve em riso com as extravagâncias da personagem.
Entrada: Gratuita (retirada dos ingressos uma hora antes da apresentação).
Classificação: Livre.
Realização: Programa de Ação Cultural (ProAc), com produção do Grupo Emcantar, com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.
Duração: 60 min.

Música: Ópera - Dido e Eneas
Quinta-feira (20), às 20h30 - Teatro Vitória.
A apresentação terá como tema a Ópera “Dido e Eneas”, com a participação do Coro da Osli e Solistas. Sopranos: Adriana Bernardes, Larissa Bortolotti e Monique Acsa. Mezzo-Sopranos: Cristine Bello Guse e Melina Cabral. Barítono: Fábio Pinheiro. Tenor: Raphael Turati. Cravo: Giovana Ceranto. A regência da Orquestra é do Maestro Rodrigo Müller e do coro é de Vinícius Ferreira.
Entrada: Gratuita (Retirada dos ingressos a partir do dia 18 de setembro, conforme horário da bilheteria do Teatro Vitória).
Classificação: Livre.
Realização: Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira, com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.
Duração: 90min.

Teatro: Piracicaba, Que Eu Adoro Tanto!
Sexta-feira (21), às 21h - Teatro Vitória.
A montagem é apresentada com músicas interpretadas pelos coralistas e com cinco cenas distintas entre si, porém enfocando a peculiaridade da cidade de Piracicaba, seu rio, sua gente, sua cultura e tudo o que envolve sua atmosfera caipira e ao mesmo tempo metropolitana. Entre as interferências poéticas de um coral executando com maestria, canções de expressão nacional, alusivas à Piracicaba, como “O Rio de Lágrimas”, “Piracicaba Que Eu Adoro Tanto”, “A Bandeira do Divino”, apresentam-se cenas como do Corte de Cana, Do Cotidiano Piracicabano, da Festa do Divino Espírito Santo e da Pescaria, que mostram com leveza e uma dose de humor, aspectos da gente desta terra. Entrada: Gratuita (Retirada dos ingressos uma hora antes da apresentação).
Classificação: Livre.
Realização: Theatron, com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.
Duração: 45min.

Evento: Festival de Aniversário
Sábado (22), das 17h às 22h – Parque Ecológico do Jd. do Lago
Apresentação de bandas limeirenses em comemoração ao aniversário da cidade e muitas atrações para a garotada.
Entrada: Gratuita.
Classificação: Livre.
Realização: Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.