INÉDITO
Pela primeira vez na área rural, Festival Nacional de Teatro de Limeira é abraçado por público do Dorivaldo Damm
23/08/2018 | 16h05

Foi em meio a gargalhadas de crianças, adultos e idosos que a Escola Estadual Dorivaldo Damm recebeu o espetáculo de rua “Truques e Trambiques”, do grupo Rué La Companhia, de São Paulo. Esta foi a primeira vez que o Festival Nacional de Teatro de Limeira chegou à área rural, uma medida de descentralização adotada pelo atual governo municipal.

Presente na ocasião, o prefeito Mario Botion comentou sobre a realização do festival e demais atividades realizadas durante o ano. “Apesar da atual dificuldade financeira vivida neste momento, nós continuamos investindo nas atividades culturais e educacionais. Com a cultura, em especial, já fizemos diversas ações e, agora, o festival chega aos bairros e área rural, criando mais acesso e contato com a cultura”, disse.

“Este momento é histórico, porque com a descentralização da cultura estamos espalhando eventos pela cidade. E trazer um espetáculo do festival pela primeira vez aqui, é muito gratificante”, afirmou o secretário de Cultura, José Farid Zaine. “É uma alegria muito grande receber o Festival Nacional de Teatro de Limeira em nossa escola. É um prazer contar com essa parceria junto à Prefeitura”, disse a diretora da instituição, Jaqueline Duarte.

O espetáculo na área rural reuniu não só alunos, como funcionários da escola e moradores do bairro. A professora Maria Auxiliadora Medeiros Amaral reforçou a importância da ação. “Muitos deles não têm esse acesso, então é muito importante para nós”, disse. A docente foi ainda selecionada pelos palhaços para participar do espetáculo e afirmou que “a interação e a participação dos atores com o público são muito legais”.

As crianças se deliciaram com o espetáculo. “Eu morri de dar risada”, disse Giuliane Pulz Stkilberg, de 10 anos. Já Giovanna Pulz, de 7, disse que o espetáculo foi “muito legal” porque “eles são muito atrapalhados”. Teve ainda quem se identificou com as personagens. “Eu gostei de tudo. Eles são muito alegres e eu também sou”, complementou Alyne Lino Santos, de 9 anos.

A apresentação foi também o primeiro contato de alguns. “É a primeira vez que vejo um teatro e já quero ver mais vezes”, falou Abner Vinícius Amais Viola, de 11 anos. A reação das crianças e público em geral foi comentada por Patrícia Gifford, uma das integrantes da Comissão de orientadores artísticos desta edição. Ela explicou que nota-se a qualidade da apresentação ao ver a reação do público e o trabalho desenvolvido “numa linguagem popular em que todos se sentem abraçados”. Ela acrescentou ainda que “na tradição dos palhaços de rua tem a comunicação direta e humana com o público e que levar o festival a espaços diversos da cidade é importante para o contato com a cultura, ainda mais na área rural, isso atinge uma dimensão maior. Mostra um teatro nada elitizado”, concluiu.

A área rural também recebe nos próximos dias o Programa Oficinas Culturais com aulas de Canto Coral no bairro dos Frades, na Comunidade São Francisco de Assis.

INFANTIL

Na movimentada programação do Festival, na manhã de hoje (23), foi a vez do último espetáculo selecionado da categoria infantil. “Estórias de Pirata” foi apresentado pela Trupe Ventania, de Passos (MG), no Parque Cidade, e foi aprovado pelo público que frequenta o local.

Maria Ângela Lazaneo tem acompanhado a programação do festival. Ela disse que normalmente vai aos espetáculos adultos, mas hoje levou o neto para apresentação. “A ação é excelente. Limeira precisa de cultura e estamos muito felizes com o esse festival”, colaborou.

A monitora Selma B. Gomes de Oliveira comentou sobre a importância da descentralização dos espetáculos. “Essa peça é interessante para eles porque é um exemplo pelo tema e também diversão para eles que não tem acesso à cultura”, disse.

Sobre a estória e a mensagem passada no espetáculo, Beatriz A. Melo dos Santos, que tem 7 anos, disse que concorda com a temática. “Eu achei super interessante porque eles falaram que não é só ganhar dinheiro, mais importante que tudo é a nossa vida”, concluiu.

A programação se encerra nesta sexta-feira com espetáculo de rua “A Caravana dos Pássaros Errantes” e o convidado “Pés Descalços”. A programação pode ser conferida pelo site www.limeira.sp.gov.br/festivalnacionaldeteatro.