FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO
Intensa programação começa amanhã com o espetáculo Vigiar e Punir; tudo é de graça
15/08/2018 | 10h17

O XIV Festival Nacional de Teatro de Limeira tem início amanhã (16) com 16 espetáculos e um workshop gratuitos. A atividade é realizada pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura, e se estende até o próximo dia 24. A programação começa com o espetáculo adulto “Vigiar e Punir”, da Caravan Maschera, às 20h, no Teatro Vitória. “Vigiar e Punir: Um soldado beijava a boca de Foucault” utiliza o texto mais conhecido do filósofo francês Michel Foucault como ponto de referência para a criação de imagens, tensões dramáticas, bonecos grotescos e novos prismas de reflexão sobre as técnicas de controle e normalização às quais a sociedade contemporânea está sujeita.

Dez bonecos, inspirados em quadros de Bosch e Goya, uma cenografia em constante movimento e a atuação dos atores inspiram-se em bufões que se compõem e decompõem para uma releitura do texto filosófico de “Vigiar e Punir” em forma de obra imagética e poética que guia o espectador em uma relação subjetiva com o espetáculo. Com uma recriação poética do texto, a peça permite que o público reinvente os significados daquilo que vê e sente a partir de cenas abstratas, imagens sutis e momentos provocativos que tocam suas lembranças, sentimentos e emoções em torno do tema da loucura e da noção duvidosa de “normal”.

A classificação indicativa do espetáculo é 16 anos. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do Teatro Vitória com uma hora de antecedência. Escolas e grupos podem solicitar reserva por meio do telefone 3441-7905 ou pelo e-mail producao.culturalimeira@gmail.com.

ORIENTADORES ARTÍSTICOS

Esta edição recebe três orientadores artísticos. Patrícia Gifford é atriz, diretora e formadora. É membro fundadora de Cia São Jorge de Variedades, em São Paulo, e coordenadora Pedagógica e professora da Escola Livre de Teatro de Santo André que existe há 28 anos.

Antonio do Valle é formado em direção teatral pela USP, tendo se aperfeiçoado também na Califórnia. Já dirigiu mais de 50 espetáculos, no Brasil e no exterior, recebendo prêmios como Molliere, Troféu Mambembe, Prêmio APCA, Grande Prêmio da Crítica, Governador do Estado e outros.

Sérgio Pardal é formado em jornalismo e artes cênicas. Foi indicado ao prêmio de melhor ator no Festival Brasileiro de TV e Cinema de Toronto, em 2013, e aos prêmios FEMSA e APCA, em 2007, como melhor ator de teatro infantil e jovem.