Cerimônia no Vô Lucato dá início oficial aos Jogos Escolares 2018
10/08/2018 | 17h04
Cerimônia no Vô Lucato dá início oficial aos Jogos Escolares 2018

Começaram, oficialmente, os Jogos Escolares 2018. Nesta sexta-feira (10), no Ginásio de Esportes Vô Lucato, ocorreu a cerimônia de abertura com o desfile das 37 escolas municipais, estaduais e particulares que participam das competições neste ano. Organizados pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, os jogos acontecem até outubro e, esta edição, terá novidades. “Nós decidimos que as finais serão feitas aos fins de semanas, para que os pais possam acompanhar seus filhos”, anunciou o prefeito Mario Botion durante a abertura.

Botion relembrou sua participação nos jogos escolares e regionais quando foi aluno e representou a cidade. O prefeito enalteceu a participação da equipe de vôlei da AABB, de Limeira, que foi ouro nos Jogos Regionais 2018, e Camila Cardoso, também campeã no tênis de mesa. “Olhem bem para esses atletas, pois amanhã podem ser vocês que representarão nossa cidade”, falou Botion. O prefeito também ressaltou o significado dos jogos quanto à disciplina e o combate à intolerância. “Desejo a todos muita sorte e muita determinação. Sejam sempre persistentes naquilo que vocês desejam, no esporte ou na vida.”

O secretário de Esporte e Lazer, Luiz Augusto Zanon, falou da perspectiva que os alunos têm de se tornarem grandes atletas no futuro. “Queria deixar uma mensagem aos professores de Educação Física, esta competição também é uma maneira de valorizar o trabalho desses profissionais, e aos pais por incentivarem as crianças, que, com certeza, aprenderão muito nos jogos”, afirmou. O secretário de Educação, André Luis De Francesco, citou a importância da parceria entre esporte e educação. “Essa integração é peça fundamental para o crescimento da nossa sociedade.”

O presidente da Câmara, José Roberto Bernardo, também falou da importância de a educação e o esporte caminharem juntos, lembrando, ainda, dos benefícios para a saúde, como incentivo à prática do esporte. “Nem sempre o mais importante é vencer, e sim participar”, comentou. “Cumprimento o prefeito Mario Botion por fortalecer, cada vez, osJogos Escolares em Limeira.”

ABERTURA

A cerimônia de abertura dos Jogos Escolares lotou o ginásio Vô Lucato. Familiares e professores dos atletas estiveram presentes. A Banda Marcial do Campl (Patrulheiros) foi responsável pela trilha sonora da solenidade. Já os atiradores, guarda-bandeira, do Tiro de Guerra 02-020 conduziram, solenemente, as bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e de Limeira.

O juramento dos atletas foi feito pela aluna Evelyn dos Santos Marciano, do 5º ano da Emeief Prof. Aldo José Kuhl, que disputará os jogos na modalidade xadrez. A chama olímpica, que acendeu a pira simbolizando os Jogos Escolares 2018, foi conduzida pelos alunos Victor Neves, do Colégio Acadêmico, Miguel dos Santos, da EE Prof.ª Leontina da Silva Busch e Vitor Martins, da Etec Trajano Camargo. Vitor foi responsável por entregar a chama para a atleta Camila Cardoso, que acendeu a pira olímpica.

A solenidade ainda contou com apresentações da equipe de ginástica rítmica do Nosso Clube, que também representou Limeira nos Jogos Regionais, e das meninas do grupo de ginástica geral da Vila Piza, do programa Escola de Esportes, lideradas pela professora da pasta, Denise Guimarães.

O vice-prefeito, Júlio Pereira dos Santos, dr. Júlio, e os secretários Chefe de Gabinete, Edison Moreno Gil, e de Comunicação Social, Antonio Peres, também participaram da abertura. Os vereadores Estevão Nogueira e Lu Bogo estiveram presentes e, ao lado do prefeito, declararam abertos os Jogos Escolares 2018.

JOGOS

As primeiras competições dos Jogos Escolares estão marcadas para a próxima terça-feira (14), quando os alunos disputam no atletismo. Na quinta-feira (16) começam as modalidades coletivas. Ao todo, são nove modalidades: atletismo, basquete, damas, futsal, handebol, natação, tênis de mesa, voleibol e xadrez, nas categorias Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-17.