Data reforça necessidade de proteção às florestas
17/07/2018 | 18h35
Data reforça necessidade de proteção às florestas

O Dia de Proteção às Florestas é lembrado nacionalmente no dia 17 de julho. Uma das formas de preservação é a reabilitação do que foi degradado. Pensando nisso, a Prefeitura de Limeira começa a criar no município florestas urbanas, por meio de adensamento arbóreo em áreas verdes. O secretário de Meio Ambiente e Agricultura Paulo Trigo ressalta que o espaçamento entre as árvores será o adequado para promover sombreamento sem tornar o espaço inseguro. Ele ainda destaca que os recursos advindos dos Termos de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA) serão prioritariamente destinados às florestas urbanas.

SOBRE AS FLORESTAS

As florestas são o ecossistema mais rico em espécies animais e vegetais. Aumentar a proteção, manter os múltiplos papéis e funções de todos os tipos de florestas, reabilitarem o que está degradado, são formas de preservar a vida no planeta. Em termos de diversidade biológica, o Brasil tem uma situação ímpar: calcula-se que cerca de um terço da biodiversidade mundial esteja em nosso país, em ecossistemas como a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica, os cerrados, áreas úmidas e ambientes marinhos.

Quando uma floresta é afetada ela deixa de existir, e assim perdemos a fauna e a flora e isso pode provocar, ainda, o desequilíbrio da cadeia alimentar, causando impactos também no clima, já que elas tem importante papel na manutenção da temperatura, nos ventos e no ciclo das chuvas .A perda da cobertura vegetal causa erosão dos solos, degradação das áreas de bacias hidrográficas, perdas na vida animal e perda de biodiversidade.
FONTE: http://agua.org.br/blog/dia-de-protecao-as-florestas/