Sistema de alarme de enchentes na Ponte Preta será testado nesta sexta-feira
12/07/2018 | 10h17
Sistema de alarme de enchentes na Ponte Preta será testado nesta sexta-feira

O sistema de alarme de enchentes instalado nesta semana na Ponte Preta, localizada entre a Avenida Campinas e a Marginal Tatu, será testado nesta sexta-feira (13), a partir das 9h. Os testes, realizados pelas secretarias de Obras e Serviços Públicos e de Segurança Pública e Defesa Civil e a empresa Eletrizante, terão auxílio do departamento de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana, já que, no horário, será necessária a interdição das vias na região da ponte.

A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura estará no local para medir os decibéis do aviso sonoro do alarme. Já a Secretaria de Obras e Serviços Públicos e o departamento de Saneamento e Drenagem da pasta também estarão no local para auxiliar na parte técnica dos testes.

Instalado pela Prefeitura de Limeira, por meio da pasta de Obras, o sistema visa orientar e alertar os motoristas e pedestres sobre os riscos do nível de água estar elevado com possibilidades de alagamento no local, dependendo do volume e intensidade de água da chuva. A ação atende determinação do prefeito Mario Botion.

“O objetivo do sistema é alertar os motoristas e pedestres que, muitas vezes, imprudentemente ou por desconhecer o local, se arriscam a tentar atravessá-lo mesmo nas situações de enchentes, causadas nos momentos de chuvas muito intensas, devido ao nível das passagens abaixo da linha férrea ser inferior ao da calha do Ribeirão Tatu”, disse o secretário de Obras e Serviços Públicos, Dagoberto Guidi.

“O dispositivo, composto por um sensoriamento de detecção de nível fará o acionamento do dispositivo áudio sonoro (buzina) e visual (giroflex), quando a água atingir determinada altura na Ponte Preta. Desse modo, motoristas e pedestres serão alertados sobre a possibilidade de alagamento no trecho, evitando assim a passagem pelo local”, explicou o chefe da Divisão de Iluminação Pública, Antonioni Rosada.