Prefeitura elabora Diretrizes de Iluminação Pública
05/07/2018 | 14h12
Prefeitura elabora Diretrizes de Iluminação Pública

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos - Divisão de Iluminação Pública, elaborou as Diretrizes de Iluminação Pública (D.I.P). A medida vai permitir que os projetos de rede urbana, dotados com o sistema de iluminação pública, sejam elaborados e desenvolvidos dentro de padrões de qualidade e atendendo a constantes modernizações. As diretrizes serão aplicadas para as expansões e também aos novos empreendimentos. “Com as diretrizes, o município ganha em qualidade na iluminação, o que reflete também em segurança. Agora, os empreendedores e projetistas terão um roteiro a seguir bem definido. O futuro é que todo o parque de iluminação da cidade se enquadre nestas diretrizes", destacou o secretário de Obras e Serviços Públicos, Dagoberto Guidi.

O material (D.I.P) foi elaborado a partir das Normas Técnicas Brasileiras (NBR) vigentes no país, orientações dadas pelo guia de luminárias da Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (ABILUX), levando-se em conta as características das ruas e avenidas de Limeira, bem como a projeção do crescimento e futuras tecnologias a serem adicionadas nas luminárias. “As diretrizes técnicas normalizarão e atenderão as padronizações quanto ao fornecimento de iluminação na área urbanizada. A tecnologia de LED proporcionará uma eficiência de energia bem como a qualidade de percepção visual que valoriza o espaço do sistema viário e pedonal do município”, explicou o chefe de Divisão de Iluminação Pública, engenheiro Antonioni Rosada.

“Com a tecnologia LED substituímos a necessidade da utilização de lâmpadas de vapor de mercúrio,sódio/metálico, com isto, preservamos o meio ambiente. Os LEDs não contêm substâncias tóxicas que contaminam o ar ou o solo, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do município", disse o engenheiro Marcos Carnevali.

As diretrizes estão disponíveis no site da Prefeitura de Limeira www.limeira.sp.gov.br/sitenovo – no Menu de Navegação da Secretaria de Urbanismo em Legislação, Mapas, Dados - localizar o documento: D.I.P.- Diretrizes de Iluminação Pública.