POLÍTICAS PÚBLICAS
Projeto voltado a jovens completa 1 ano de existência
27/06/2018 | 13h41
Projeto voltado a jovens completa 1 ano de existência

Danças urbanas, teatro, capoeira e formação profissional são algumas das atividades do #TamuJunto, projeto voltado a adolescentes, de 11 a 18 anos, desenvolvido no Centro Comunitário Teixeira Marques, em Limeira. A iniciativa foi lançada há um ano pelo Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom), visando a aproximação desses jovens com as políticas públicas do município. Atualmente, mais de 100 adolescentes e jovens participam do programa apenas nessa região.

Segundo o coordenador do projeto, Vagner Ricardo Fernandes, havia a necessidade de ampliar as ações nessa área. E como consequência dos resultados positivos desse trabalho, o #TamuJunto foi levado a mais duas regiões – no Cras CEU (Geada) e no Cras Casa das Famílias (Residencial Rubi).

Fernandes ressalta que a criação do projeto foi antecedida por um amplo estudo, que mapeou o perfil e os interesses dos jovens. “Fomos até a casa de todos os adolescentes em que as famílias estão incluídas no Cadastro Único (lista de beneficiários de programas sociais). Estivemos também nas escolas que integram esses territórios. Até o momento, já entrevistamos mais de 2 mil adolescentes”, frisou.

Além de atividades culturais e artísticas, o #TamuJunto também prevê a formação profissional dos participantes. Para tanto, fez parcerias com o Senac e com o Ciee, que respectivamente, oferecem cursos de “Auxiliar de Escritório” e “Capacitação para o Primeiro Emprego”. “Temos adolescentes que já estão no mercado de trabalho, atuando como aprendizes”, salientou. No Teixeira Marques, o programa recebe apoio das escolas estaduais Ary Leite Pereira e Lázaro Duarte do Páteo.

Uma das adolescentes atendidas é Gabriela Botelho, de 14 anos. Ela comentou que o projeto permitiu o desenvolvimento de habilidades como atenção, comunicação e trabalho em grupo. “Aqui aprendi a me comunicar melhor e tenho oportunidade de expressar os sentimentos”, disse. Darla Menezes, de 15 anos, está no projeto desde o início e pratica capoeira, teatro e dança. Ela conta que os adolescentes frequentam as aulas de dança e se divertem muito no local. “Eu ficava muito dentro de casa, mas o projeto me ajudou a interagir”, afirmou.

Serviço:

Para participar do #TamuJunto, basta que o adolescente vá até o Centro Comunitário Teixeira Marques, que fica na Rua Doutor Guilherme Malet Guimarães, 171. O projeto também é realizado no Cras CEU (Rua Prefeito Ary Levy Pereira, s/nº, Bairro Geada) e no Cras Casa das Famílias, no Residencial Rubi. Mais informações pelo telefone 3404-6220.