MOSTRA MUNICIPAL DE DANÇA
Quinta é dia de espetáculo no Teatro Vitória
27/06/2018 | 11h44
Quinta é dia de espetáculo no Teatro Vitória

A Mostra Municipal de Dança segue com apresentações nesta quinta-feira (28), às 20h, no Teatro Vitória. A iniciativa é da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura. Os ingressos gratuitos serão distribuídos 1 hora antes do início do espetáculo, na bilheteria do teatro. Apresentam-se os grupos selecionados Núcleo de Danças Árabes Tendas do Sahara, com Sahara Festival - O Empoderamento Feminino Através da Arte; Cia 1, com Salve, salve Malandragem; e Renata Cavinato Studio de Dança, com Capturando o Ritmo da Vida.

Confira os detalhes de cada apresentação:

Grupo/Academia: Núcleo de Danças Árabes Tendas do Sahara
A Academia Tendas do Sahara foi fundada em meados de 1998 pela bailarina Samara Gamal que trouxe ao público de Limeira um núcleo especializado em dança do ventre. A partir de 2010, Maitê Voigt assumiu sua direção. Em 2014, a Academia iniciou aulas de folclore árabe masculino e passou a se chamar Núcleo de Danças Árabes Tendas do Sahara. Um ano depois, o núcleo expandiu suas atividades e incluiu na grade de aula a modalidade de Dança Cigana, com o intuito de atingir cada vez mais mulheres pela arte. O Núcleo Tendas do Sahara busca o ensino em dança do ventre e cigana para mulheres e danças folclóricas masculinas com excelência. Todos os anos, o núcleo realiza espetáculos de dança com apresentações de altíssimo nível, com convidados de todo o Brasil. Contando ainda com chás árabes e ciganos realizados todos os meses no próprio núcleo, com apresentações de dança e Buffet de petiscos árabes.
Espetáculo: Sahara Festival
Um espetáculo que reunirá diversas apresentações de dança do ventre e dança cigana, além de danças folclóricas árabes. Deusas egípcias, mulheres vivas através da arte, serão retratadas nos palcos pelas professoras do Núcleo Tendas do Sahara. Maat (deusa da justiça), Ísis (deusa da fertilidade), Bastet (deusa protetora das mulheres), Hator (deusa da alegria e da dança) e Nut (deusa da noite), além de muitas outras, serão representadas neste tema que leva à reflexão sobre o papel da mulher na sociedade atual, com seus anseios, batalhas e força interior tão peculiares.

Grupo/Academia: Cia1
A Cia1 foi fundada em 2014, sob direção de Tiago Lopes, artista limeirense, formado em dança pelo Conservatório Carlos Gomes. A companhia trabalha com foco em dança contemporânea e jazz em suas ramificações, e já recebeu em sua sede grandes mestres da dança do Brasil como: Graciela Oliveira, Andréa Spósito, Edson Santos, Fernanda Araújo, Arillton assunção, Flávia Sá, Michele Juste entre outros. A Cia1 conta com oito bailarinos limeirenses, com formação e reconhecimento do sindicato da dança (DRT). A companhia participa anualmente de festivais, mostras, bienais e competições dentro e fora do estado, representando a cultura e arte e elevando o nome da cidade de Limeira.
Espetáculo: Salve, salve malandragem!
O espetáculo faz uma homenagem aos grandes nomes do samba, dentre eles: Cartola, Adoniran Barbosa, João Gilberto, Dorival Caymmi, João Nogueira e Noel Rosa. Com coreografias dinâmicas e divertidas, o elenco traz ao público satisfação de dançar o samba através de uma linguagem contemporânea.

Grupo/Academia: Renata Cavinato Studio de Dança
Fundado em 2012, pela diretora e coreografa Renata Cavinato Carvalho Jorge Rodrigues, o Studio já participou de diversas apresentações dentro e fora da cidade, e tem como objetivo formar grandes profissionais na arte da dança. A companhia oferece as modalidades de: Danças Urbanas, Hip-Hop, Break Dance, e as comerciais como Street Jazz, Jazz funk e Stileto que são chamadas hoje de FEMME STYLE. Trabalha também com Ginástica Artística e treinamento funcional. O foco é mostrar as possibilidades reais em que o aluno pode chegar e até se superar com a dança e como ser humano.
Espetáculo: Capturando o Ritmo da Vida
Dançar é capturar o ritmo da vida. Dançar é uma forma de fazer poesia com o corpo. Dizem que a dança é uma dessas artes em que só se destaca quem gosta muito de si mesmo, o que tem lógica se considerar que para ser um bom dançarino é necessário conhecer seu corpo, e fazer com que ele se conecte com as emoções mais profundas para que estas se expressem através dos movimentos. Em uma dança sempre há um tipo de felicidade, ainda que existam danças que expressem sentimentos dramáticos. Em uma dança também há um ato de liberdade, tanto que se trata de uma ruptura com os movimentos habituais e permite a quem dança transformar o seu corpo em um meio artístico.