SAÚDE
Laboratório Municipal trabalha com equipamento de ponta; só neste ano serviço realizou 290.105 exames
22/06/2018 | 15h56

O Centro Municipal de Patologia Clínica da Prefeitura de Limeira, conhecido como “Laboratório Municipal” opera desde abril com um equipamento de alta tecnologia para realização de dois exames de coagulação sanguínea, o Tempo de Protombina (TP) e o Tempo de Tromboplastina Parcial Ativada (TTPA). Ambos são importantes para que o médico possa avaliar o nível de coagulação sanguínea do paciente, antes de submetê-lo a procedimentos cirúrgicos, além do controle de medicamentos (anticoagulantes) e outras doenças.

Segundo o chefe de Divisão de Laboratório, Luiz Gustavo Sanches Martins, o equipamento é automatizado, o que possibilitou o aperfeiçoamento da qualidade do serviço prestado à população. Outro benefício apontado por Martins é o aumento da capacidade de produção. Com o equipamento anterior, semiautomático, os técnicos eram capazes de manipular 21 testes por hora. “Essa nova máquina analisa 120 amostras em uma hora, liberando o profissional para outras atividades”, frisou.

Já o técnico de laboratório, Jean Marcos Felix da Silva, observa que o material coletado recebe uma etiqueta com código de barras, o que também confere maior segurança ao procedimento. Ele esclarece que as amostras são colocadas em uma bandeja, e na sequência, todo o processamento é feito de maneira autônoma pela máquina, ao movimentar uma espécie de “agulha”, que transita pelos reagentes, pelas amostras e por uma substância autolimpante.

Martins salienta que esse equipamento – denominado Cobas t 411, da multinacional alemã Roche - é segundo desse tipo em atividade no Brasil. Ele informa que a máquina foi cedida por empresa do ramo que venceu um processo de licitação. Além do equipamento, essa empresa também é responsável pelo fornecimento dos reagentes químicos.

Em razão da especificidade dos exames de coagulação, Martins destaca que a coleta é feita apenas na sede do Laboratório Municipal, que fica na Rua João Machado Gomes Júnior, 54 (entrada pela Rua Piauí). O horário de coleta é das 7h às 9h, sendo que os agendamentos devem ser feitos pessoalmente, no período das 10h às 15h. Para tanto, é necessário apresentar o pedido médico, cartão SUS e um documento de identidade. “Estamos aperfeiçoando cada vez mais nossa rotina de trabalho, no caso desses dois exames, o resultado é disponibilizado ao paciente no mesmo dia, a partir das 14h”, comentou.

O prefeito Mario Botion ressaltou que a atual gestão tem trabalhado na melhoria da qualidade dos serviços de saúde do município. “A tratativa para a instalação desse novo equipamento é reflexo do nosso esforço e visa trazer benefícios importantes para os cidadãos. Os números demonstram que a utilização da tecnologia pode ser uma grande aliada nos serviços básicos municipais”, frisou.

Balanço

De janeiro a abril deste ano, o Laboratório Municipal já realizou 290.105 exames, atendendo a 32.920 pacientes. São mais de 150 tipos de procedimentos e boa parte é coletada nas Unidades Básicas de Saúde. No entanto, em alguns casos o exame deve ser obrigatoriamente coletado na sede do Laboratório Municipal, são eles: crianças menores de sete anos, portadores de deficiência intelectual, exames de curva glicêmica, glicemia pós-prandial, além dos exames de coagulação sanguínea citados acima. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3442-3761.