CONSCIENTIZAÇÃO
Evento na Toledo Barros faz alerta para violência contra idosos
15/06/2018 | 15h36
Evento na Toledo Barros faz alerta para violência contra idosos

Para marcar o “Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa”, o Ceprosom (Centro de Promoção Social de Limeira) promoveu nesta sexta-feira (15), na Praça Toledo Barros, apresentações culturais e oferecimento de serviços da área de saúde e assistência social. Houve, ainda, distribuição de panfletos, para informar a população sobre os canais de denúncia.

O vice-prefeito Júlio Pereira dos Santos, o Dr. Júlio, que compareceu à abertura do evento, alertou que muitas vezes os idosos não recebem da família tratamento adequado e citou o exemplo do Japão, onde as pessoas com mais de 60 anos são valorizadas e tornam-se conselheiras da comunidade. Ele reforçou que Limeira tem se destacado no atendimento a esse segmento da população. “Estamos sendo reconhecidos pelo trabalho que temos feito na área social”, frisou.

A presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, afirmou que a gestão do prefeito Mario Botion está intensificando o desenvolvimento de políticas públicas voltadas aos idosos, em face da tendência de aumento da expectativa de vida. Com base em dados do IBGE, ela observou que Limeira possui aproximadamente 44 mil pessoas com mais de 60 anos. “A sociedade, sobretudo as famílias, devem acolher e respeitar esses idosos”, salientou.

Para dimensionar a atuação no segmento, Aucélia reiterou que o município mantém 34 grupos ligados aos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que atendem a 2.500 idosos. Há, ainda, três abrigos para idosos, mantidos em parceria com a sociedade civil (Asilo João Kuhl Filho, Cantinho do Vovô e Recanto Nossa Senhora do Rosário), uma república para idosos (Vila Dignidade) e demais serviços da rede de proteção social.

Outro aspecto apontado pela presidente da Autarquia foi a adesão ao “Programa Amigo do Idoso”, vinculado ao governo estadual, que incentiva a adoção de ações intersetoriais voltadas à proteção, educação, saúde e acessibilidade da população idosa. “Estamos também em fase inicial de adesão a outro programa, o “Brasil Amigo da Pessoa Idosa”, do governo federal, que colocará Limeira em destaque no cenário nacional em relação ao atendimento a essas pessoas”, comentou.

Já a presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Rebeca São Felice, que também coordena o Centro de Referência do Idoso, no bairro Cidade Jardim, avaliou a importância da data, instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU). “Esse é um momento de olhar com mais carinho para nossos idosos. Devemos denunciar todas as formas de violência contra essas pessoas, seja ela física, verbal ou psicológica”, frisou.

Após a cerimônia de abertura, que recebeu participação do Pe. Alex (Paróquia Santo André) e da diretora de Proteção Social do Ceprosom, Leia Serrano, a animação tomou conta da praça, com a apresentação da quadrilha junina, do Centro de Convivência do Nosso Clube, e do grupo de Ciranda de Roda, do Centro Comunitário Teixeira Marques. A cantora e “cirandeira” Terezinha de Fátima Eugênio, de 62 anos, falou positivamente dos serviços oferecidos. “Estamos muito felizes com toda a equipe da prefeitura e do Ceprosom. É muito valioso esse trabalho, fazemos mais amizades. É importante até mesmo para a nossa saúde, a gente esquece das doenças e dos problemas”, disse.

A Secretaria de Saúde, por meio do Semil (Serviço Especializado em Moléstias Infectocontagiosas), também participou da ação. Em um estande montado na praça, houve aplicação de testes rápidos de Hepatite C. Integrantes do curso Técnico em Enfermagem do Procotil promoveram aferição de pressão arterial, enquanto a Unidade de Apoio aos Portadores de Câncer fez o agendamento de avaliação nutricional. O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, que também montou estande, divulgou os telefones de denúncia, são eles: Disque 100 (que recebe denúncias de violação de direitos humanos) e o 153 (da Guarda Civil Municipal) de Limeira.