ABSTRATO DE PERCURSO
Alunos participam de visita monitorada em exposição
23/05/2018 | 13h45
Alunos participam de visita monitorada em exposição

Os alunos do primeiro e terceiro semestres do curso de Artes Visuais, da Faculdade de Administração e Artes de Limeira (FAAL), e parte dos estudantes de Artes Plásticas e Aquarela, da Escola Municipal de Cultura e Artes “Maestro Mário Tintori” (Emcea), participaram de visita monitorada ao Museu Histórico e Pedagógico “Major José Levy Sobrinho”, nesta segunda-feira (21).

Eles acompanharam a exposição “Abstrato de Percurso”, do artista Wesler Machado, o Alma. A atividade contou com coordenação da professora da Emcea, Lea Moraes, e colaboração de Daniel Martins, representando a FAAL.

A monitoria teve como proposta permitir um primeiro contato dos alunos com a exposição, sendo guiados por Alma, que compartilhou informações sobre a curadoria, sua trajetória como artista. Ele ofereceu um panorama sobre as obras e o significado do trabalho na relação com arte urbana, desenho e processo criativo.

Após a visita, foi ofertada uma atividade prática a fim de criar uma aproximação entre o desenho desenvolvido, de acordo com a visão dos alunos, e as obras. Grande parte do trabalho foi arquivado para posterior percepção do artista.

De acordo com Alma, o intuito da atividade prática é que os visitantes observem e absorvam critérios sobre a exposição e registrem fragmentos para posterior discussão sobre o processo de trabalho.

“O que vemos como importante na visitação é o contato dos alunos com a exposição. Poder estar aqui, visitar obras, ouvir o artista falar e estimular o contato com a arte, deixando de estar apenas no teor virtual”, disse a professora Lea Moraes na ocasião. Em junho, ela segue com a visitação monitorada com os alunos da Emcea no Museu Histórico e Pedagógico Major José Levy Sobrinho.