Árvores removidas para abertura de vagas serão substituídas na Av. Lauro Corrêa
18/05/2018 | 17h48
Árvores removidas para abertura de vagas serão substituídas na Av. Lauro Corrêa

O prefeito de Limeira, Mario Botion, e os secretários municipais Paulo Trigo (Meio Ambiente e Agricultura) e Dagoberto Guidi (Obras e Serviços Públicos) visitaram hoje (18) o trecho da Av. Dr. Lauro Corrêa da Silva que receberá abertura de vagas de estacionamento, no Jd. do Lago. Durante o encontro, foi discutida a possível retirada de 16 árvores do canteiro central para a realização das obras. Todas as árvores removidas serão substituídas no mesmo local, ainda que não haja exigência legal.

Trigo ressalta que para o rebaixamento de parte do canteiro central ao nível do asfalto, ocorrerá o corte de raízes, o que comprometerá o estado fitossanitário dos espécimes. “Isso significa que mesmo que aparentemente, para as pessoas leigas, não haja necessidade da retirada, essas árvores estarão condenadas”, falou.

O secretário enfatiza que só serão removidos os espécimes que estiverem de fato comprometidos. “Vamos preservar o máximo possível. Será feita uma segunda avaliação técnica após a conclusão do processo de rebaixamento e só serão retiradas as árvores que passarem por corte de partes significativas da raiz e realmente representem risco”, diz.

Trigo frisa que a remoção foi licenciada pela pasta por se tratar de ação de interesse público. “Sabemos da importância da preservação das árvores, e nossa atuação é para que o desenvolvimento do município ocorra com o menor impacto ambiental possível”, afirma.

ESTACIONAMENTO

A Secretaria de Mobilidade Urbana finalizou projeto para abertura de 45 vagas de estacionamento na Av. Dr. Lauro Corrêa da Silva, no sentido Bairro Centro, entre as ruas João Pompeu Filho e José Joaquim Duarte do Páteo. Executadas pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos, as vagas serão criadas paralelamente ao canteiro central.

Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Oliveira, a iniciativa visa melhorias no trânsito e na segurança da região. “Essas medidas também contemplam solicitação dos moradores e comerciantes do local”, frisou. Após as obras, a pasta realizará adequação da sinalização e pintura de solo.