GRAFFITI
Alunos desenvolvem Gráfico Coletivo como resultado das oficinas no Rubi
16/05/2018 | 16h14
Alunos desenvolvem Gráfico Coletivo como resultado das oficinas no Rubi

Como resultado prático das aulas de graffiti, oferecidas pelo Programa Oficinas Culturais, os alunos desenvolverão o projeto Gráfico Coletivo. Sob orientação dos oficineiros Alma e Medo, serão colocadas em prática os conhecimentos adquiridos durante o programa. A atividade acontece em dois sábados (19 e 26), das 9h às 17h, na Emeief “Professora Raquel Aparecida Gonçalves Franceschi”, localizada no Residencial Rubi. A realização é da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura, e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, pelo  convênio com o Programa Oficinas Culturais.

Durante três meses, os alunos participaram das oficinas Grafiarte, ministrada por Medo, na Casa da Cultura 1, e Oficina de Intervenção Urbana e Técnicas de Graffiti, coordenada por Alma, na Escola Municipal de Cultura e Artes “Maestro Mário Tintori” (Emcea). Agora, com a atividade prática, os participantes poderão aproximar-se mais da técnica de graffiti, desenvolvendo o trabalho teórico estudado. “Cada participante desenvolverá seu trabalho autoral com o que aprendeu durante a oficina”, explicou o oficineiro Alma.

O Gráfico Coletivo reunirá trabalhos com temáticas livres de cada participante, podendo variar entre letras e personagens. “O objetivo do projeto é passar a prática, como funciona o processo criativo deste o início. Ao levar os alunos para o muro, eles sentem a realidade”, disse o artista Medo.

O oficineiro completou ainda que é necessária a transição do papel para o muro, já que independente do que foi trabalhado em aula, os participantes precisam conhecer mais sobre a dimensão de escalas, desenho, contorno e outras técnicas. O resultado final do Gráfico Coletivo poderá ser conferido no muro da escola .

OFICINAS

O Programa Oficina Culturais abre inscrições, a partir da segunda quinzena de junho, para interessados em fotografia, baby class, canto, samba rock, vivência teatral para adolescentes, noções básicas de operação de iluminação, roteiro de cinema, artesanato e maquiagem para crianças, em diversos espaços. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3441-5493.