DIA DAS MÃES
Zoonoses orienta sobre vasos de flores em cemitérios
11/05/2018 | 18h01
Zoonoses orienta sobre vasos de flores em cemitérios

As pessoas que visitarem os cemitérios neste final de semana, por conta do Dia das Mães (13), devem ficar atentos às orientações da Divisão de Controle de Zoonoses, da Prefeitura de Limeira. A coordenadora da Divisão, Pedrina Aparecida Rodrigues Costa, recomenda a retirada das embalagens de plástico dos vasinhos de flores, antes de serem colocados nas lápides.

O uso de cachepôs deve ser evitado e as floreiras devem ter as saídas de água desobstruídas. “O ideal é sempre utilizar vasos com terra ou areia. É preciso ter o cuidado de depositar esses vasos diretamente sobre os túmulos sem os pratinhos e as embalagens, que podem acumular água e se tornarem criadouros do mosquito Aedes aegypti, disse. Pedrina também alerta para a necessidade de descartar garrafas, embalagens plásticas e recipientes vazios nas lixeiras.

Os cemitérios, conforme esclarece a coordenadora, são considerados Pontos Estratégicos para o controle da dengue. Quinzenalmente, agentes desenvolvem ações preventivas e de controle do mosquito, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A partir da próxima segunda-feira (14), uma equipe da Divisão estará no local para fazer uma espécie de “varredura” e eliminar possíveis criadouros.

Nesta semana, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos executou serviços de limpeza, capinação e pintura de guias nos cemitérios, visando preparar esses locais para a visitação. Os cemitérios Saudade I, Saudade II e Pires funcionarão normalmente no sábado e domingo, das 7h às 18h, sendo que a administração fará atendimento ao público das 8h às 18h. O Cemitério Parque também abrirá normalmente, das 7h30 às 17h30.

TRÂNSITO

A Secretaria de Mobilidade Urbana fará no domingo (12) alterações de trânsito no entorno dos cemitérios Saudade I e Saudade II. A Rua Prefeito Dr. Alberto Ferreira será interditada em ambos os sentidos, no trecho entre a Rua Gustavo Dória até a Praça Soldado Constitucionalista. A Avenida Saudades também será bloqueada, no sentido centro bairro, entre a Rua Gastão Mesquita e a Praça do Soldado Constitucionalista. A GCM, por sua vez, fará o patrulhamento preventivo desses locais, visando oferecer maior segurança população.