MAIO
Prefeitura lança mês voltado à empregabilidade
02/05/2018 | 18h01
Prefeitura lança mês voltado à empregabilidade

O prefeito Mario Botion participou nesta quarta-feira (2) da abertura do “Maio da Empregabilidade”, no auditório da Escola Senai Luiz Varga, em Limeira. A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, em parceria com diversas instituições do município, com objetivo de agilizar o contato entre os estudantes e o mercado de trabalho. Durante todo o mês, serão realizadas palestras, workshop, exposições, rodas de conhecimento, oficinas de currículo e demais ações relacionadas à empregabilidade.

Botion agradeceu a disposição do Senai em sediar a abertura do evento, além de destacar a relevância do tema. O prefeito observou que a capacitação, como ferramenta de desenvolvimento, está inserida no atual plano de governo. “É preciso buscar sempre o conhecimento e estar preparado para quando surgirem as oportunidades”, frisou.

O secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Tito Almirall, observou que o emprego está passando por intensas transformações e que o evento dará subsídios para que os estudantes possam se preparar para o futuro. “A concorrência no mercado de trabalho é grande e espero que possamos contribuir nesse processo, oferecendo informações importantes”, comentou.

Participaram da abertura, alunos do último semestre do Senai, dos cursos de Mecânica de Usinagem, Eletricista de Manutenção e Ferramentaria. O diretor do Senai, Mário Eduardo Casão, disse que os estudantes foram selecionados para a palestra porque estão prestes a enfrentar o mercado de trabalho. “Me sinto honrado em ver o Senai receber esse programa. O gesto demonstra o carinho e a confiança que a prefeitura tem em relação a nossa escola. Essa política voltada à empregabilidade é uma das mais nobres dos últimos anos”, frisou.

O aluno de Mecânica de Usinagem do Senai, Thiago Ferreira Daniel, de 19 anos, avaliou positivamente a iniciativa. “Esse evento é muito bom, pois acontece dentro da própria escola. É uma oportunidade para abrir a mente e ter mais informação”. A colega Larissa Janoski Silveira, de 16 anos, também compartilhou da mesma opinião. “Além de ampliar o conhecimento, podemos identificar a carreira que queremos seguir”, disse.

Presente à cerimônia, José Henrique Heydman Júnior, da Etec Trajano Camargo, convidou a todos para assistir as duas palestras que a escola irá sediar, com o tema “Empregabilidade do Futuro”, nos dias 16 (às 19h30) e 30 (às 8h). “É um prazer ver que o município está investindo na empregabilidade para que esses estudantes sigam em frente”, afirmou. Após a abertura, houve uma palestra sobre “Marketing Pessoal: você saber usar”, com a consultora do Sebrae, Silmara Regina Souza, que na ocasião, representou o gerente regional da instituição, Jardel José Busarello.

Os secretários Francisco Alves da Silva (Segurança Pública e Defesa Civil) e Antonio Peres (Comunicação Social) também compareceram à abertura do evento, que tem como parceiros: Acil, Aail (Associação dos Ambientes de Inovação de Limeira), Integra Consultoria em Engenharia e Gestão/Unicamp, Sebrae, Secretaria Estadual de Educação, Senac, Senai, Sesi, PAT, Etec Trajano Camargo, Unicamp, Anhanguera, Einstein, Faal, Isca e Unip.